HUGV/Ebserh realiza ações de conscientização sobre doação de órgãos
Por Catarina Moura e Cleice Tabita, sob coordenação de Alberto Jean Fermin/Comunicação HUGV.
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, entre os dias 25 e 27 de setembro, ações de conscientização sobre doação de órgãos, em alusão ao Setembro Verde, organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Com o tema ‘Compartilhe esperança, doe vida’, a programação desse ano contou com rodas de conversas e um curso sobre comunicação de más notícias.
No primeiro dia de evento, a equipe do CIHDOTT visitou as clínicas do hospital para realizar rodas de conversas com os enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, internos, residentes e médicos do hospital sobre doação de órgãos e a sua importância, visando criar uma cultura de doação.
Dia 27, aconteceu o curso sobre ‘Comunicação de más notícias’, ministrado pelo presidente do CIHDOTT, Anfremon D’Amazonas. Segundo ele, o curso teve como objetivo principal auxiliar os profissionais de saúde a comunicar uma notícia delicada para o paciente de forma humanizada.
A semana encerrou com o stand montado na recepção do hospital para o esclarecimento de dúvidas sobre a doação de órgãos. Os interessados poderiam, ainda, participar do concurso para escolher a frase tema da campanha do próximo ano. A integrante da Comissão, psicóloga Cristiane Nass, explicou quem pode ser doador: “Você precisa falar com a sua família e amigos sobre isso, se quiser doar órgãos. Tem que avisá-los, para informar ao hospital”. A ação de conscientização dissemina conhecimento sobre a doação, quebrando tabus e salvando vida daqueles que esperam por um transplante.
Sobre a Ebserh
Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.