Redes Sociais é tema da Semana de Informática do ICOMP

Com o intuito de discutir o fenômeno comunicacional das Redes Sociais foi realizada no início da noite desta quarta-feira (12) a palestra “Redes Sociais – revelação ou revolução?” proferida pelo professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrício Benevenutto de Souza. O evento abriu a programação da Semana de Informática (Seminfo) do Instituto de Computação (ICOMP) da UFAM que continua até a próxima sexta-feira (14).

Professor Raimundo Barreto, coordenador da SeminfoProfessor Raimundo Barreto, coordenador da Seminfo

Coordenador da Semana de Informática, professor Raimundo da Silva Barreto, destacou a importância do evento como oportunidade de disseminar o conhecimento acerca dos assuntos propostos.  “Nós queremos abordar o tema sob diversos aspectos. Serão 21 palestras e nove minicursos na programação da Seminfo. Temos ainda um campeonato de jogo online que os nossos estudantes fizeram e após a palestra de encerramento, no último dia, teremos uma festa junina na Associação dos servidores da UFAM (Assua)”, disse o coordenador da Seminfo.

Professor da UFMG, Fabrício BenevenuttoProfessor da UFMG, Fabrício Benevenutto

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrício Benevenutto de Souza, apresentou estudos desenvolvidos acerca do Twitter feitos em meados de 2009. Segundo o pesquisador, o Twitter é atualmente uma das fontes principais para descoberta de informação em tempo real. “É uma perspectiva científica de abordagem das redes sociais. Eu vou mostrar como temos feito alguns trabalhos recentes, como foi feita a coleta dados, o que extrair desses dados, o que podemos fazer a partir de análises de fundamento dos usuários desses sistemas”, informa o palestrante.

Ludimila Carvalho Gonçalves, estudante de doutorado do ICOMP, está participando da Semana de Informática e destaca a relevância dos temas abordados no evento. “Eu participo desde a primeira Seminfo e posso dizer que essa está sendo a melhor. O tema e subtema estão focados em assuntos atuais que todos querem conhecer, então é muito bom. Essa palestra sobre redes sociais de hoje é bem proveitosa para mim. Eu não estudo redes sociais, mesmo assim considero importante nós, como pesquisadores, termos esse conhecimento”, declara a estudante.

O segundo dia de programação da Seminfo terá a continuação dos minicursos e a realização das palestras dentre elas “Comunicação, redes sociais e cultura contemporânea”, proferida pela professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, “Redes sociais e Linguagem”, conduzida pelo professor Sérgio Freire, “Apps e Games para celular: mercado e oportunidades”, ministrada pelo representante do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) Allan Bezerra. A partir da 19h ocorre ainda a mesa redonda “Empreendedorismo, carreira, emprego e mercado de trabalho em TI”.

Na sexta-feira (14) a Semana de Informática continua com as palestras “Redes definidas por Software e a Internet do Futuro”, “Women in technology: Yes, we can! De aluna desperiodizada doutora em computação”, “Segurança Digital, Computação em Nuvem – explorando ferramentas”, “Robótica” e “Ambiente de trabalho propício à inovação”. A Seminfo encerra com a palestra “Empreendedorismo” com o membro cofundador da empresa de vendas de ingressos online Ingresse, Gabriel Benarrós.

Leia mais sobre a abertura no evento.