ISB Amarelo: Coari tem programação especial no mês de prevenção ao suicídio
Nos cartazes de divulgação, o apelo é para que a comunidade use amarelo e participe da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio
Em dois dias, a comunidade acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB), localizado no município de Coari, realizou programação diversificada para alertar sobre a importância da prevenção ao suicídio. A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre esse mal silencioso, que mata 32 brasileiros por dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos.
"A campanha Setembro Amarelo é de fundamental importância, pois traz visibilidade para este tema, que ainda é um tabu para muitos. Precisamos falar sobre saúde mental, e o período da campanha é propício para isso, mas as ações de prevenção devem ser contínuas" destacou a psicóloga Ananda Gomes.
"Setembro Amarelo é uma causa que todos devem abraçar. Estimular a participação dos discentes é o nosso dever como educadores", salientou a professora Fabyanne Guimarães.
O público que participou das atividades elaborou cartazes com mensagens positivas de encorajamento e amor próprio, como estas: “Ame-se, Valorize-se”; “Abraços Aqui” e “Abraço grátis”. Tudo isso acompanhado de uma ornamentação toda amarela, sempre em alusão à cor escolhida para a campanha de prevenção e combate ao suicídio.
Programação
No ISB, as ações alusivas ao mês de prevenção ao suicídio deste ano tiveram o envolvimento dos cursos de Enfermagem, Biotecnologia, Fisioterapia e Nutrição, evidenciando que o ser humano precisa receber cuidados integrais que favoreçam o seu bem-estar. No dia 25, foi realizada roda de conversa tendo como tema "Saúde mental no contexto universitário", favorecendo espaços de fala e trocas entre os participantes.
O curso de Enfermagem ficou com a distribuição de produzir o material informativo e os laços amarelos, além de um correio com recados para tornarem o dia de alguém mais feliz. Utilizando cartazes, entraram nas salas de aula e administrativas para distribuição de abraços e sorrisos. O acadêmico de enfermagem Rodrigo Silva afirmou que, através das ações, foi possível ampliar seu campo de visão sobre saúde mental. “Saber que pude ajudar alguém a melhorar me torna uma pessoa melhor e mais cativa. Cada abraço do dia valeu a pena!", afirmou o estudante.
O curso de Biotecnologia apresentou fármacos utilizados no tratamento de transtornos mentais, além de fazer a aplicação de um questionário que investigava questões relativas a campanha. Já o curso de Fisioterapia foi representado pela acadêmica Thayla de Almeida, que evidenciou a necessidade do cuidado corporal e das técnicas que o profissional de fisioterapia pode aplicar para promover o bem-estar.
Dia 26
Na tarde de hoje, acadêmicos do curso de Nutrição falaram sobre a importância da alimentação na saúde mental com uma exposição, oportunizando aos visitantes a degustação de alguns alimentos, como frutas e chás, que beneficiam o organismo com suas propriedades.