Professora Maria Ataíde Malcher ministra curso sobre preenchimento da Plataforma Lattes

Apresentação dos conceitos Qualis e critérios da classificação da produção acadêmica estiveram entre os aspectos destacados durante a palestra.

Professora Maria Ataíde Malcher ministra o curso no auditório da Faculdade de Direito da UfamProfessora Maria Ataíde Malcher ministra o curso no auditório da Faculdade de Direito da Ufam
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Formação promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), o curso “Preenchimento da Plataforma Lattes”, ocorre durante esta segunda-feira, 24, das 8h às 17h, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Plataforma Lattes - principal banco de dados de pesquisadores do Brasil

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o curso é mais uma oportunidade para que a comunidade universitária tenha pleno domínio da utilização do mais importante banco de dados de pesquisadores do país. “Essa ação da Propesp faz parte do PACPG, que é o Programa de Acompanhamento e da melhoria do nosso perfil na pós-graduação. Esses momentos são voltados, principalmente, para alunos e docentes da pós, para que possamos apreender, da melhor forma possível, como preencher a Plataforma Lattes, vez que ela é o banco de dados que a pós-graduação e todos os setores da Ciência e Tecnologia se valem para obter dados dos pesquisadores e dos educadores. Logo, se os dados estiverem bem-preenchidos, a utilização deles vai ser a melhor possível”, avaliou a gestora.

Currículo Lattes – acompanhamento de retorno à sociedade

Após apresentar um breve histórico das bases de dados que reuniam os perfis dos pesquisadores no Brasil até a instituição da Plataforma Lattes e também ressaltar a importância do preenchimento da Plataforma, a ministrante do curso, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maria Ataíde Malcher, apontou a plataforma como ferramenta de acompanhamento do retorno que os pesquisadores dão para a sociedade . “É importante que percebam que além do currículo Lattes dar visibilidade a toda a trajetória acadêmica de vocês, é através dele Mestranda Elaine Lima de Sousa participa do curso para aprofundar conhecimentos sobre a Plataforma Lattes no que se relaciona à atuação e à produçãoMestranda Elaine Lima de Sousa participa do curso para aprofundar conhecimentos sobre a Plataforma Lattes no que se relaciona à atuação e à produçãoque os orientadores de vocês acompanham o retorno que vocês dão para a sociedade, já que o acompanhamento de egressos deve ser feito pelo orientador ao longo de 5 anos depois que recebem o diploma de mestrado ou doutorado. Por exemplo, alguém que trabalhava na área de apoio técnico durante a realização do mestrado, torna-se, após a formação, um diretor ou um consultor. Isso quer dizer que o conhecimento adquirido durante a formação vem se refletindo na atuação do profissional e junto à sociedade”.

Palavra de participante

Elaine Lima de Sousa é mestranda em Estudos da Linguagem junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam (PPGL) e ficou sabendo da oficina através dos docentes do PPGL. Para ela, a oficina vai permitir conhecer melhor a Plataforma Lattes. “Meu conhecimento sobre a Plataforma Lattes ainda é inicial e, com esta oficina, pretendo aprofundar meus conhecimentos acerca do preenchimento da Plataforma, principalmente no que se refere à atuação e produção”, declarou a pesquisadora.