Comissão de Implantação do SEI capacita servidores

Servidores concluem capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informação Servidores concluem capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informação Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/Ufam) realiza desde quinta-feira, 20, com término nesta sexta-feira, 21; o Curso `SEI! Administrar´ que é ofertado para os servidores das Unidades do Comitê Gestor. A realização do curso ocorre no laboratório do Centro de Educação a Distancia (CED), no Setor Sul do Campus Universitário.

As Unidades do Comitê Gestor compreendem Arquivo Central, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) que recebem as primeiras informações sobre o Sistema, além da participação de servidores do Governo do Estado do Amazonas.

De acordo com a presidente da Comissão de Implantação do SEI/Ufam, a arquivista Hebe do Carmo, para dar prosseguimento ao projeto de implantação, existem algumas Unidades da Universidade que terão atribuições específicas, como a criação de unidade. Para os usuários deverá ser uma ação constante dentro do Sistema. Segundo a presidente, serão quatro unidades estratégicas que precisarão ser compreendidas no âmbito de administrador.

“O curso que está sendo ministrado é o `SEI! Administrar´, disse a presidente que  lembra a oferta para os participantes do projeto, o curso `SEI! Usar´, destinado a Usuários. Entretanto, alerta a presidente, as unidades que terão responsabilidade frente ao sistema, precisarão compreender um pouco mais sobre alguns parâmetros.

Ao todo, são 20 servidores cumprindo uma carga horária 16 horas. Do Carmo explica que o curso `SEI! Administrar´ permitePresidente da Comissão de Implantação do SEI e o instrutor e servidor Jones BulbolPresidente da Comissão de Implantação do SEI e o instrutor e servidor Jones Bulbol compreender dois Sistemas, quais sejam: o Sistema de Permissões (SIP) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “Uma equipe de servidores da Ufam esteve,  recentemente, em Brasília, participando de três cursos ofertados pelo Ministério do Planejamento para as Instituições que estão operando o Sistema, O SEI! Usar, SEI! Administrar e o SEI! Implantar e agora estão repassando esse conhecimento”, completa a presidente.

O instrutor e servidor do Arquivo Central, Jones Bulbol, ressaltou que toda a implantação de um sistema apresenta algumas resistências. “Hoje, estamos acostumados a utilizar um sistema, num suporte físico, ou seja, o papel, e, o SEI traz outra dinâmica que é a criação de processos administrativos eletrônicos, de forma digital, produzida diretamente no computador sem o auxilio de papel”, completa Bulbol.

“Então, isso faz com que o usuário tenha que se adaptar a  nova forma de trabalho, sabendo que irá trazer uma celeridade maior, que é diferente da realidade interiorana, que muitas vezes um processo executado demora semanas para chegar na capital”, disse

O usuário irá ser beneficiado com o sistema, que, inevitavelmente, alguns ajustes serão feitos na rotina e na forma de trabalhar, finaliza o instrutor.