Ufam aprova 18 projetos no edital do Procad-Amazônia

O compromisso dos PPGs no âmbito do PAC-PG é um dos fatores que levaram à conquista do maior número de projetos aprovados proporcionalmente na seleção regional, conforme avalia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal

Por Cristiane Souza*
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de seus Programas de Pós-Graduação, aprovou 18 projetos no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-Amazônia), em seleção direcionada a Instituições de Ensino Superior localizadas na região. Desse total, 11 são de coordenadores dos PPGs da Universidade e, os demais, em parceria com PPgs de outras Instituições. O resultado preliminar está disponível na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e anexo nesta notícia.

De acordo com as regras da seleção, três instituições participam de cada projeto selecionado. “Nós estamos felizes porque a Universidade Federal do Amazonas aprovou a maior quantidade de projetos no Procad Amazônia proporcionalmente. É a instituição que tem o maior percentual de aprovação em Programas de Pós-Graduação com o conceito três”, declara a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal.

Além disso, a titular da Propesp destaca o comprometimento de todos PPGs da Universidade no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação (PACPG/Ufam). “Quero dar os parabéns pela conquista e dizer a todos que o trabalho continua”, concluiu a professora Selma Baçal sobre o resultado do Procad-Amazônia.

Engajamento científico

Com uma diversidade de temas, os projetos dos PPGs da Ufam submetidos do crivo da Capes destacam-se pelo engajamento dos pesquisadores com os objetos regionais. A migração de peixes na Amazônia como fator relevante para o desenvolvimento sustentável dos recursos pesqueiros, proposto por Carlos Edwar de Carvalho Freitas; a análise toxicológica de alimentos da região para a população, de autoria de Emerson Silva Lima; e a prospecção de agentes antifúngicos a partir de derivados sintéticos de produtos naturais da Amazônia, projeto enviado por Maxwel Adriano Abegg, estão entre as iniciativas aprovadas no Programa.

Sobre o Programa

O objetivo do Procad é promover a formação de recursos humanos de alto nível nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Além disso, busca intensificar o intercâmbio científico no país por meio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Conforme o Edital nº 21/2018, as IES não selecionadas têm prazo de 10 dias consecutivos para recorrer, por meio da página de acesso Linha Direta. A depender do motivo do indeferimento, o recurso poderá ser analisado pela equipe técnica da Capes ou por um consultor temporário, enquanto o resultado final deverá ser divulgado a partir do dia 29 de setembro de 2018.

*Com informações: Brasília – Redação CCS/CAPES