Semana de Informática da Ufam inicia debates sobre redes sociais on line e mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação

Durante três dias, de 12 a 14 de junho, serão ministrados 9 minicursos e 17 palestras sobre redes sociais on line e mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação. A coordenadora acadêmica do Instituto de Computação e vice-coordenadora do evento, professora Fabíola Guerra Nakamura, destaca que a realização da Semana de Informáticase deve à iniciativa dos alunos e que nos eventos sempre busca discutir os assuntos mais atuais da área de computação. “Essa edição do da Semana de Informática contempla debates sobre as redes sociais e os desafios do mercado de trabalho nas

novas carreiras na área de Tecnologia de Informação. O tema redes sociais on line, por exemplo, foi escolhido por acompanharmos, constantemente, a influência de tais redes na vida das pessoas e temos interesse em avaliar os aspectos acadêmicos e profissionais dessa influência. Para abordar o assunto Mercado de trabalho, que é um tema que gera muita ansiedade entre nossos alunos, convidamos pessoas que atuam na área para que divulguem a quem ainda está na academia o perfil profissional esperado e, com isso, nossos alunos fiquem atentos a esses requisitos.

O pesquisador da Fundação Paulo Feitoza, professor Alexandre Amorim, foi um dos convidados para compartilhar a experiência que possui com osacadêmicos da área. Ele ministrou o minicurso Gerenciamento ágil de projetos com scrum, uma metodologia que torna mais célere o desenvolvimento de projetos na área de TI. “É preciso enfatizar que a comunicação interpessoal e o comprometimento são importantes e compromisso deve ser entendido como  transformar o que faz em prioridade. Os grandes institutos de pesquisa utilizam essa metodologia para criar inovação e é importante que os alunos entendam como essas grandes organizações trabalham para exercitarem logo isso e não sentirem dificuldades em adotar essa metodologia”, explicou o pesquisador.

Para William Girão, estudante do terceiro período de Ciência da Computação, os ensinamentos repassados ajudam a ter uma visão mais aprofundada de como ter senso de equipe durante o planejamento e o desenvolvimento de projetos. “ A comunicação entre os desenvolvedores de projetos foi o aspecto mais interessante para a fluidez do trabalho, para alcançar os objetivos com rapidez e eficiência”, declarou o aluno.