Ufam lança programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica

Por Carlos William
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica para as próximas edições. A atividade será realizada a partir das 9h do dia 20 de agosto, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário. Os programas estão incluídos nas ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (Mec).

Após a solenidade de abertura, haverá uma atração cultural performada pelo cantor Paulo Freire, convidado a participar da programação. Acesse o cronograma completo com os nomes e cargos dos oradores que compõem a equipe de palestras em anexo.

Gratuito e aberto a todos os públicos interessados, o evento é principalmente direcionado a estudantes de Licenciatura que desejam conhecer o funcionamento dos programas em questão de forma detalhada, para então ingressar no universo pedagógico e adquirir conhecimentos práticos em relação ao que foi apreendido em sala de aula. A iniciativa é desenvolvida de modo interinstitucional, tendo estabelecido parcerias com as secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed, respectivamente), além das instituições de ensino superior Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Nilton Lins e Instituo Federal do Amazonas (Ifam).

Sobre o Pibid

Com regulamento aprovado pela portaria Nº 46, de 11 de abril de 2016, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possui o objetivo de fomentar a iniciação à carreira docente, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação pública básica brasileira. A proposta central visa proporcionar aos discentes da primeira metade de cursos de Licenciatura uma aproximação direta com o cotidiano de escolas públicas de ensino básico e com o contexto social no qual estão inseridas.

Sobre a Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica, atualmente regido pela portaria Nº 38, de 2018, tem a finalidade de subsidiar e induzir o funcionamento eficaz do estágio curricular supervisionado dos cursos de Licenciatura, provocando a imersão do graduando em escolas públicas. A destacada característica que o difere do Pibid é o fato de a realização ser possível apenas durante a segunda metade do curso. As atividades desenvolvidas englobam a regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um docente da escola que seja experiente na área e orientadas por um professor universitário.

Para maiores informações, visite o site do Pibid.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite Lançamento Programas.pdf)Convite[ ]731 kB
Fazer download deste arquivo (Folder - Lançamento dos Programas (1).pdf)Programação[ ]322 kB