Ufam é a instituição anfitriã do VII Fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina

Evento será realizado de 19 a 22 de setembro, e conta com debates entre pesquisadores chineses e latino-americanos acerca de temas como as mudanças da conjuntura da economia mundial e o marco regulatório para investimentos na América Latina.

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é a articuladora latino-americana da sétima edição do Fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina. O evento ocorre de 19 a 22 de setembro, com programação distribuída entre Teatro Amazonas, Studio 5 - Centro de Convenções e Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam). Acesse a Programação completa.

Acordo Ufam-Universidade de Hubei

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, anunciou que, durante o evento, a Ufam firmará, pela primeira vez, um acordo de cooperação técnica com uma universidade chinesa. “É a primeira vez que o fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina é realizado na Amazônia e, para nós, da Ufam, é uma honra articular o evento na América Latina. O reitor em exercício da Universidade de Hubei, Jiang Tao, estará presente no Fórum e, na oportunidade, assinará um acordo de cooperação técnica com a Ufam. Será a primeira vez que a Ufam fará um acordo com uma universidade chinesa. Por isso considero que o Fórum é um grande marco, pois a celebração do acordo será o primeiro passo do fortalecimento das nossas relações com a China, um país que tem a segunda maior economia do mundo e também a segunda maior produção científica mundial”, afirmou o reitor. 

Apoios e parcerias

A assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil, destaca o trabalho coletivo para articular o evento. “Quero destacar, em primeiro lugar, o apoio incondicional do nosso reitor, professor Sylvio Puga, à realização desse evento. Também desejo ressaltar o empenho de 100% da equipe da Assessoria de Relações Internacionais de nossa Universidade, a qual não mediu esforços para que o Fórum acontecesse. Aproveito também para ressaltar o apoio, no âmbito interno da Universidade Federal do Amazonas, da Assessoria de Comunicação (Ascom), da Editora da Universidade (Edua), do Cerimonial, da Faculdade de Letras (Flet), da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proadm), além do expressivo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol)”, elencou a assessora de Relações Internacionais.

Apoios externos

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, anunciou que, durante o Fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina, a Universidade Federal do Amazonas firmará, pela primeira vez, um acordo de cooperação técnica com uma universidade chinesaReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, anunciou que, durante o Fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina, a Universidade Federal do Amazonas firmará, pela primeira vez, um acordo de cooperação técnica com uma universidade chinesaA gestora também ressaltou apoios externos. “A realização de um evento desse porte envolve um trabalho muito amplo e, com recursos escassos, recorremos à Secretaria de Cultura (Sec), à Empresa Estadual de Turismo no Estado do Amazonas (Amazonastur), ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), à ManausCult, à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), à Fundação Rede Amazônica, além do Instituto Confúcio, nas pessoas do professores Marcos Cordeiro Pires e Luís Antônio Paulino, da Unesp e fomos muito bem recebidos. No âmbito internacional, fomos apoiados pelo Instituto da América Latina junto à Academia Nacional Chinesa de Ciências Sociais (IAL/CASS)”, declarou a gestora.

Sobre o Fórum

O evento reúne, desde 2012, pesquisadores chineses vinculados à Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e acadêmicos latino-americanos, vinculados a Universidades brasileiras, argentinas, chilenas e mexicanas para debater temas sobre a relação entre a China e a América Latina. A solenidade de abertura será presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, e contará com a presença do Conselheiro Cultural da Embaixada da China.

A Inovação tecnológica em Biotecnologia e Segurança não-tradicional; os desafios políticos relacionados à presença da China na América Latina e as possibilidades de cooperação entre as sociedades da China e da América Latina estão entre os temas a serem debatidos nesta edição.

Organizadores

O Fórum é de caráter reservado e tem como organizadores, além do reitor e da assessora de Relações Internacionais da Ufam, os professores Marcos Cordeiro Pires e Luís Antônio Paulino, ambos da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp); o professor José Luís Valenzuela, do Centro de Estudos Latino-americanos sobre a China junto à Universidade chilena Andrés Bello (CELC/Unab); o professor Gustavo Enrique Santillan, da Universidade Nacional de Córdoba/Argentina e do professor Zhou Zhiwei, do Instituto Confúcio, da Unesp.

Participantes

Obra será lançada no dia 22 de setembro, às 9h, no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos SociaisObra será lançada no dia 22 de setembro, às 9h, no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos SociaisEntre os participantes internacionais do Fórum estão os pesquisadores Julio Cesar Montoya, da Universidade do Pacífico, no Peru; Mónica Ahumada, da Universidade Tecnológica do Chile; Han Qi, da Faculdade de História da Universidade de Nankai, na China e Li Han e Zhou Zhiwei, ambos do Instituto da América Latina (IAL), vinculado à Academia Nacional Chinesa de Ciências Sociais (CASS), a maior instituição de investigação sobre a América Latina na China.

Entre os debatedores que atuam no Brasil estão os pesquisadores Marcos Cordeiro Pires, do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp); o professor Marcos Fábio Martins, da Unimontes de Minas Gerais; o diretor do Museu da Amazônia Ennio Candotti e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga.

Economia, Finanças e Comércio Internacional

Ao lado de Lucas de Brito Lima, da Divisão de Política Financeira do Ministério das Relações Exteriores; de Giorgio Schutte, da Universidade Federal do ABC; de Raimundo Dantona, da Secretaria de Estado de Planejamento do Amazonas (Seplancti); Yan Yi, da Universidade de Hebei e de Julio Montoya, da Universidade do Pacífico, no Peru, o reitor da Ufam será debatedor na Mesa redonda “Economia, Finanças e Comércio Internacional, que ocorrerá no dia 20 de setembro, das 14 às 18h, no Studio 5 Centro de Convenções.

Encerramento

A programação encerra no sábado, 22, após os eventos de lançamento do livro “Oportunidades em meio à transformação - uma análise multidimensional das perspectivas de cooperação entre China e América Latina” - de autoria do professor doutor Wu Baiyi - e da mesa-redonda “Globalização e Relações China-América Latina”, que contará com os debatedores Luís Antônio Paulino, professor de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Tullo Vigevani, professor de Ciência Política da Unesp e do professor José Luís Valenzuela, da Universidade Andrés Bello, no Chile. A programação do dia 22 de setembro será realizada das 9 às 12h e é aberta ao público.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 1753 / 99142-6629

Site: arii.ufam.edu.br

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @arii.ufam

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable