“Sua vida vale mais” - Ufam promove Semana de Saúde Mental e prevenção ao suicídio

Evento é alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - através da Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS/DSQV) e da Coordenação de Desenvolvimento  Estudantil  (CDE/DAEST) – realiza, de 10 a 14 de setembro, a Semana de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio.

Setembro Amarelo

A programação está alinhada à Campanha do Setembro Amarelo, que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. “Este ano, o tema da campanha na UFAM será ‘Sua vida vale mais’ e foi escolhido para sensibilizar a comunidade universitária para a importância de cuidar da saúde mental e para o fato de que a vida vai muito além das responsabilidades da academia e do trabalho, afinal ‘Viver não cabe no Lattes’, declara a Coordenação de Desenvolvimento Estudantil (CDE/Daest).

Cartilhas e Cine Debate

A programação contará com distribuição de cartilha alusiva ao tema suicídio e a promoção de um Cine debate, com a exibição do filme “O Quarto do Suicídio” e a participação do psicólogo convidado, professor Clóvis Castro Coelho.

A distribuição de cartilhas será realizada no período de 10 a 14 de setembro, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e no Núcleo de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico (NAPP). As cartilhas foram elaboradas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O Cine Debate será realizado no dia 11 de setembro, das 13 às 17h, no Auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT) – Setor Norte do Campus Universitário. O sorteio de livros e brindes encerrará a programação. Gratuita, a sessão dará direito a certificado de 4 horas de participação. Acesse o link Cine Debate para se inscrever.

Apoios

Organizada pela CDS e pela CDE, a Semana de Saúde Mental e Prevenção do Suicídiorecebe, ainda, o apoio do Núcleo de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico (NAPP), da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), da Coordenação de Serviços Gráficos (CSG), da Editora Vozes e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).