Operação Palmares colhe bons resultados e lança novo edital

Alunos e professores da Operação Palmares Alunos e professores da Operação Palmares Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Uma equipe composta por oito alunos e dois professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram no período de 13 a 29 de julho, no município de Jequiá da Praia, no Estado de Alagoas (AL), da Operação Palmares que integra ao Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD) do Governo Federal.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em cooperação com os governos Estadual e Municipal, que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania.

Para o coordenador do Núcleo Rondon Ufam e professor do Departamento de Química do Instituo de Ciências Exatas (ICE), Rafael Salgado, as ações da Operação envolveram oficinas junto aos comunitários do município alagoano, Jequiá da Praia, cujo objetivo foi promover qualidade de vida, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de comunidades vulneráveis por meio da capacitação de multiplicadores que pudesse atuar no município.

O professor explica que cada oficina teve suas especificidades, a exemplo da Área Cultural, a Oficina de Bonecas Abayomi visouOficina de Bonecas Abayomi  Oficina de Bonecas Abayomi  incentivar atividades que pudessem gerar renda para jovens desempregados, crianças, adolescentes e jovens participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

“Ensinamos a criarem as bonecas Abayomis como chaveiro ou ímã, contando a história das mesmas, valorizando as relações familiares e minimizando questões que envolvem violência de gênero e racismo”, disse o docente.

A Oficina Direitos Humanos e Justiça: Papo Jovem foi destinado ao público de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que objetivou promover diálogos sobre infecções sexualmente transmissíveis, drogas e redução de danos, e projetos de futuro. Já na Área de Educação, a Oficina Gestão Escolar visou qualificar gestores de escolas, coordenadores, supervisores, coordenadores, orientadores e pedagogos quanto à gestão democrática nas escolas, previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) que será implementado até 2024.

Outra ação que merece destaque, segundo o professor, na Área de Saúde foi a Oficina da Saúde da Mulher que visou promoverOperação Palmares em reunião com comunitáriosOperação Palmares em reunião com comunitários a saúde das mulheres valorizando o gênero. Dentre os itens abordados a um grupo de mulheres, Salgado destacou o período gestacional, puerpério, pós-parto, menopausa, aleitamento, tensão pré-menstrual (TPM), ciclo menstrual, exames preventivos, dentre outros relacionados.

Salgado alerta aos interessados em participar da próxima edição que o Edital nº 2/2018 do Núcleo Rondon Ufam está selecionando doze acadêmicos de graduação para edição 2019, denominada de Operação Parnaíba (Conjunto A) que irá ocorrer no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro, no município de Castelo do Piauí, no Estado do Piauí (PI), contemplando as seguintes  áreas temáticas de extensão: Educação, Direitos Humanos & Justiça, Saúde e Cultura.

Veja, em anexo, o edital:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL RONDON Nº 2 UFAM (1).pdf)EDITAL Nº 2/2018[ ]180 kB