Ufam sedia o III Simpósio da Região Norte em Atividade Física e Saúde, até 5 de outubro

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal Amazonas (Feff/Ufam), junto à Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e o Laboratório de Estudos do Desempenho Humano (LEDEHU) realizarão, entre os dias 3 e 5 de outubro, o III Simpósio da Região Norte em Atividade Física e Saúde (III SRNAFS). O evento ocorrerá no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário.

Na terceira edição, o SRNAFS apresenta a temática 'Promoção da atividade física em diferentes contextos', cujo objetivo é oportunizar a aproximação de profissionais, pesquisadores e gestores que tenham interesse na troca de experiências, assim como discutir sobre a importância da atividade física. De acordo com o comitê organizador, durante a realização do Simpósio, os participantes terão a chance de participar de minicursos, palestras, mesas redondas e acessar alguns trabalhos científicos. Além da intensa programação, o público contará com a presença de renomados professores e pesquisadores do cenário nacional e internacional.

Para a presidente da Comissão Organizadora, professora da Feff Roseanne Autran, a atividade física é um elemento promotorProfessora Roseanne AutranProfessora Roseanne Autran de saúde que deve estar inserido no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas academias, na Universidade. Segundo a professora, a Universidade congrega diversos projetos na promoção da saúde, no entanto, há necessidade da discussão de desenvolvimento de estratégias em torno da promoção da atividade física no contexto social. Nesse aspecto, o III SRNAFS torna-se o principal meio de congregar esses profissionais da área sobre o tema.

Autran confirma a participação dos melhores profissionais brasileiros nessa área especifica, assim como, a participação do professor doutor André Seabra, da Universidade do Porto (Portugal), que irá proferir a conferência de abertura. “É fundamental a presença desses profissionais porque eles trazem justamente essas discussões e estratégias que estão dando certo fora de Manaus” , disse a docente, que acredita nas potencialidades promovidas pelo ambiente urbano, sendo um viés que está inserido no evento, possibilitando vários questionamentos. Dentre eles, Autran destaca: "Qual o papel do ambiente urbano na promoção da atividade física?"

Para a presidente da Comissão Organizadora, o evento é relevante, pois a promoção da atividade física perpassa por diferentes eixos. “Então, nós conseguimos identificar os elementos promotores da atividade física para que sejam disseminadores nas discussões com profissionais renomados dessa área, cuja base está nas evidências científicas”, completa a professora.

O III SRNAFS tem o apoio da Fundação de Amparo à esquisa do Amazonas (Fapeam). Confira a programação completa no site do evento: http://srnafs.com.br/

Informações: (92) 99198-2120