Novos alunos de Medicina do ISB de Coari são recepcionados em 'Cerimônia do Jaleco’
O Centro Acadêmico de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB/Coari) realizou, no último sábado, dia 25 de agosto, no auditório Rio Copeá, a recepção dos calouros do curso de Medicina intitulada ‘Cerimônia do Jaleco’. A iniciativa já ocorre ao longo de três anos e promove a inserção dos novos alunos ao universo acadêmico do Instituto e, ao mesmo tempo, fomenta o contato social entre discentes, autoridades acadêmicas e a comunidade.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, do diretor do ISB, professor Josemar Gurgel, do coordenador do curso de Medicina, professor Marinaldo Neto, além dos professores Ricardo Farias e Ivan Santos.
A cerimônia do ‘Jaleco’ é um dos primeiros atos simbólicos do estudante do curso de Medicina. Os novos alunos do ISB foram recepcionados pelos veteranos e professores do curso, onde receberam informações relativas à importância da profissão e os aspectos tradicionais da cerimônia.
“Nossa Instituição apoia a realização desse momento, porque representa a tradição do curso de Medicina na convenção de recepcionar os novos estudantes e futuros médicos. É importante recebê-los com entusiasmo e com uma atividade que congrega e contribui para estreitar as relações sociais entre os estudantes, servidores e o corpo docente do Instituto”, afirmou o diretor do ISB, professor Josemar Gurgel.
O estudante do 3º período do curso de Medicina do ISB, Hiago Leite da Silva, destacou a tradição da 'Cerimônia do Jaleco' como um simbolismo para quem vai atuar na profissão. “O aluno quando chega ao Instituto começa a fazer parte de uma comunidade acadêmica e aqui, durante o momento, percebe que seu sonho de ser médico está mais próximo de ser concretizado”, disse o estudante.
O calouro do curso de Medicina do ISB, Luciano D’Emidio, reforçou a importância simbólica da prática de boas-vindas aos discentes. “O ato de vestir o jaleco durante a cerimônia traduz um sonho realizado e conquistado por nós, após muitos anos de preparação para o vestibular”, ressaltou o aluno.