Treinamento para utilização do portal da Capes contribui para qualificar a Pós-graduação

Com o objetivo de propagar o uso do Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), iniciou na tarde desta segunda-feira (10) o treinamento oferecido pela UFAM em parceria com a Capes destinado a instruir os membros da comunidade universitária sobre as potencialidades da ferramenta online. O evento continua amanhã (11) no auditório Eulálio Chaves.

O portal de periódicos da Capes funciona com uma biblioteca virtual, na qual o estudante ou pesquisador pode ter acesso à produção científica internacional. Atualmente, são disponibilizados mais de 35 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais e outras 11 dedicadas exclusivamente às patentes, além de livros, enciclopédias e obras de

referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Selma Baçal, o treinamento é realizado regularmente e nesta edição passa a contribuir para a melhoria da qualidade de cursos de pós-graduação da UFAM. “Nós solicitamos o treinamento em razão da realização do Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação (PACPG) que está em plena execução e a Capes sempre envia os profissionais para orientar-nos. Desse treinamento, nós devemos selecionar, sobretudo, alunos de doutorado para propagar ainda mais o uso da ferramenta. A ideia é multiplicar a informação”, declarou a pró-reitora.

Vagner Alves, instrutor de base de dados da Capes, foi o primeiro orientador do evento. Em sua apresentação Vagner mostrou o passo a passo da utilização das plataformas Scopus e Science Direct. Segundo ele, nesta edição do treinamento a novidade são os recursos personalizados que permitem ao usuário criar sua própria página com a qual poderá acompanhar tudo o que há de mais recente na sua área de conhecimento. O instrutor destacou a importância do treinamento. “Os quadros da universidade mudam muito, então é preciso haver novos treinamentos. Não somente por isso, mas também em razão da base de dados que sempre tem uma inovação, um recurso novo e os usuários precisam ter conhecimento sobre como utilizá-los”, enfatizou Vagner.

Para o doutorando em sociedade e cultura na Amazônia, Jonas da Silva Gomes Júnior, o treinamento sobre o portal de periódicos da Capes contribuirá para a realização da tese sobre as Organizações não governamentais que atuam na Amazônia que está desenvolvendo. “São informações muito interessantes que vão ajudar na primeira parte do meu projeto que é a de levantamento bibliográfico. Então, esse treinamento é importante para guiar-nos na busca de diferentes bases, principalmente em língua inglesa. Ele vai ampliar o potencial da minha pesquisa dando uma abordagem internacional”, comentou o estudante.

A programação do treinamento para a utilização do portal da Capes prossegue com palestras sobre a plataforma Wiley Online Library e o portal da Capes. Amanhã (11), a partir das 9h00, serão dadas orientações sobre o uso das plataformas Scifinder Web e IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). À tarde, será a vez de conhecer as plataformas BioOne, Ovid e Primal Picture.