Em versão experimental, Ufam lança aplicativo para docentes nas versões iOS e Android
O reitor da Ufam apresentou o novo aplicativo criado para dar maior comodidade e agilidade ao trabalho docente na instituição. O lançamento ocorreu no último dia 14, durante a reunião da Câmara de Ensino de Graduação, na sala dos Conselhos Superiores.
O aplicativo, chamado de eCampus Professor, é a nova plataforma de registro de dados das turmas dos cursos de graduação da Ufam e foi desenvolvido pelo Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) como uma das ações que visam a disponibilizar online serviços da Universidade para a comunidade acadêmica.
O reitor, professor Sylvio Puga, esteve presente à reunião da Câmara de Ensino de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEG/Consepe) para apresentar o novo serviço aos membros da câmara. “Vim lançar o aplicativo dos docentes aqui na CEG porque são vocês que estão lá na ponta, com os nossos colegas, tratando exatamente das questões acadêmicas”, expôs o gestor. “Esta é mais uma possibilidade para avançarmos cada vez mais no âmbito dos nossos sistemas acadêmicos”, considerou.
O primeiro aplicativo desenvolvido para atender as necessidades dos estudantes, o eCampus Mob Ufam, foi lançado em outubro de 2017. Com a boa recepção deste pelo público, o CTIC passou a trabalhar na versão para professores. Com a ferramenta será possível fazer tarefas como frequência, lançamento de notas, criação do diário de classe e acompanhar o desempenho da turma. Tudo fácil e rápido tanto para professores quanto para a classe, que poderá verificar no app do estudante informações de seu interesse.
De acordo com o diretor do CTIC, Jorge Carlos Magno, o aplicativo já está disponível para download tanto no Google Play quanto na Apple Store. “Como é o primeiro aplicativo para docentes, selecionamos algumas das principais funcionalidades da versão web e disponibilizamos na aplicação. A ideia é que, com o passar do tempo, sejam agregadas novas funções dentro dele e o incremento das atuais”, explicou.
O eCampus Professor já estará integrado ao Módulo Professor da Plataforma eCampus, o que permitirá a atualização de ambos a partir de um ou de outro, bem como a integração com o Módulo Aluno, para que este tenha acesso imediato às alterações feitas pelos docentes.
“A nossa ideia é fazer uma integração mais forte entre as funcionalidades do professor e do aluno para que vá além do que é hoje. O caminho que queremos seguir é de uma plataforma onde seja possível lançar conteúdo, ser espaço para discussão e que seja incrementada com as demandas. Estamos indo nesta direção”, comentou o diretor.
Segundo dados do CTIC, o aplicativo dos estudantes já teve mais de cinco mil downloads só no Google Play, sendo bem avaliado pelos usuários. Na Apple Store, aproximadamente sete mil downloads foram feitos desde o lançamento.