Diretor da FES recebe homenagem da Câmara Municipal de Manaus

Professor Jorge Campos e família recebem homenagem das mãos de vereador Professor Fransuá (à direita).Professor Jorge Campos e família recebem homenagem das mãos de vereador Professor Fransuá (à direita).

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Com mais de 20 anos de atuação no magistério superior, o diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Jorge Campos, foi condecorado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Medalha de Ouro Garcitylzo do Lago Silva, por sua trajetória profissional em prol da educação no Amazonas. A solenidade de outorga ocorreu na manhã desta quinta-feira, 02, na plenária do Auditório Adriano Jorge.

Com a presença de familiares e amigos, o docente da Ufam recebeu a comenda das mãos do vereador Professor Fransuá, autor da proposta que deu origem à homenagem. Em seu pronunciamento, o professor Jorge Campos destacou a colaboração de várias pessoas, entre colegas e familiares, que ao longo dos anos trabalharam junto com ele em busca de objetivos comuns. “Uma das coisas que fiz de correto na minha vida foi me entender um eterno estudante ou estudioso”, afirmou. O professor salientou também a importância da educação não só como profissão, mas como prioridade nacional.

Egresso da FES, o vereador Professor Fransuá ressaltou que o agraciado, sendo um profissional de renome em sua área, era digno de receber o reconhecimento público e oficial da CMM por contribuir para elevar a educação do Estado. O vereador, que foi aluno do professor Jorge Campos, lembrou a influência do docente em sua formação. “Hoje, eu tenho a satisfação de homenagear o meu amigo Jorge Campos, uma pessoa que aprendi a admirar, a respeitar e a ouvir os seus conselhos e sua sabedoria”, disse. “Então, para mim, é uma honra prestar essa homenagem”, revelou.

O vereador discorreu ainda sobre a necessidade de a CMM realizar mais solenidades como a do professor da Ufam para reconhecer o papel dos professores do Amazonas, pela atuação compromissada com uma área fundamental para o desenvolvimento do Estado e do país. “Todas as outras homenagens a outras categorias são importantes, mas se a gente for falar de prioridade, daquilo que a sociedade deve olhar primeiro, é a educação. A gente precisa valorizar mais os professores e a educação”, expôs.

Presente à reunião de outorga, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, também docente da FES, comentou que homenagem tem maior significado por se tratar de uma medalha que leva o nome de outro docente da Ufam, o professor Garcitylzo do Lago Silva, cuja dedicação à formação de novos profissionais era notória. O gestor evidenciou o caráter humanitário do professor Jorge Campos revelando a influência deste sobre os estudantes por compreendê-los em suas dificuldades. “Ele foi além da sala de aula. Ajudou muitos alunos entendendo, aconselhando, dialogando, fazendo com que eles buscassem sair das situações difíceis em que estavam”, relatou. “Essa homenagem só honra e orgulha a Universidade Federal do Amazonas”, finalizou.

Além do reitor da Ufam e do vereador proponente, compuseram a mesa de honra do evento o subsecretário municipal de Gestão, Eisenhower Campos, o vice-diretor de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração, José Carlos Colares, o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas, Inácio Guedes e Orlando Cruz, presidente do Sindicato dos Administradores do Amazonas.