Programa de Prevenção e combate ao assédio moral será lançado na Ufam no próximo dia 03 de agosto

Solenidade de lançamento será realizada às 9h, na Sala de Treinamentos da Progesp, no Prédio da Reitoria da Ufam

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Com o propósito de contribuir para a diminuição dos casos de Assédio Moral em diversas instituições públicas e promover a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Universidade Federal do Amazonas lança, no próximo dia 03 de agosto, o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Moral.

Ações

Entre as ações previstas pelo Programa estão a promoção de palestras, postagens nas redes sociais institucionais; a criação de Núcleos de acolhimento psicossocial e administrativo-jurídico sobre Assédio Moral. As atividades do Programa são coordenadas pela Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (CECAM), criada pela Portaria GR-UFAM 1.019/2018.

Cronograma

A CECAM é presidida pelo diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), servidor Ronaldo Vitoriano Bastos.  Segundo ele, todas as atividades desenvolvidas acompanham o cronograma estabelecido. "Nesse primeiro semestre de exercício da comissão, que vai de maio a novembro de 2018, estaremos realizando as atividades de cursos de nivelamento, palestras e produção de material educativo. A partir do segundo semestre de exercício da CECAM, que vai de dezembro de 2018 a maio de 2019, estaremos estabelecendo o Núcleo de acolhimento administrativo-jurídico e o Núcleo de acolhimento psicossocial, além de apresentar os resultados dessas atividades à reitoria”, detalhou o presidente da Comissão.

Componentes CECAM

Também integram a CECAM a professora do Departamento de História Kátia Cilene do Couto; Maria Rosário do Carmo, docente do Departamento de Geologia; Sandra Greice Becker, da Escola de Enfermagem de Manaus; Adenilda Teixeira Arruda, psicóloga do DSQV em atividade no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais);  Osmarino Pereira de Souza, procurador institucional; Crizolda Assis de Araújo, assistente de Administração do DSQV em atividade no Cais e Maria Izabel Ovellar Heckmann, docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).