Professor Mariano Terrazas recebe homenagem na CMM
O agraciamento é alusivo à comemoração dos 39 anos da primeira cirurgia cardíaca realizada pelo médico no Amazonas.
O professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) e pioneiro em cirurgias cardíacas no Estado, cardiologista Mariano Terrazas, recebeu, na última sexta-feira, 20, homenagem da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A sessão solene foi proposta pelo vereador Fred Mota (PR) para comemorar os 39 anos da 1ª cirurgia cardíaca no Estado do Amazonas, realizada pelo médico, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em dezembro de 1979. “A história da cirurgia cardiovascular no Amazonas começou com a vinda do doutor Mariano Terrazas, em dezembro de 1975, para Manaus, a convite do médico Édson Sarkis e com o apoio do também médico João Lúcio para implantar a especialidade na capital. Logo, ao lembrar esse feito histórico, esse encontro representa a celebração da vida”, declarou o parlamentar.
Trajetória de pioneirismos
O homenageado, além de docente da Ufam - onde criou as Residências Médicas em Cirurgia Vascular, Cardíaca e Cardiologia para a formação de novos especialistas - é presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e Diretor de Cirurgia Cardiovascular no Hospital Universitário Francisca Mendes, o principal centro de referência em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Amazonas.
“Essa trajetória homenageada é resultado de um trabalho que teve início em 1976, ano de meu ingresso na UFAM. Iniciei como professor extra-quadro, assistente, adjunto até me tornar titular. Fui o primeiro professor de Cirurgia Cardiovascular e continuo a lecionar até hoje. Fui o responsável técnico pelo SUS do 1° serviço de cirurgia cardíaca no HUGV nos anos 90, e em 2005, a pedido do reitor, iniciei e credenciei o SCCVS do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM). Entre as cirurgias do HUGV e HUFM já foram operados mais de 5000 pacientes do SUS. Sou também coordenador do Programa ‘Clube do Coração’ e da Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da UFAM”, ressalta o professor Terrazas.
Prestígio
A Sessão solene contou ainda com a presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do presidente da Academia Amazonense de Medicina, de representantes da Marinha, do Exército, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), da Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos no Amazonas, do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea), da Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas (Apac-am), entre outros convidados.