Ufam, UEA e Ifam se unem para alavancar formação superior do Amazonas

Ufam assina nesta quinta-feira, 5, termo de cooperação com UEA e Ifam para fortalecer a educação superior do Amazonas

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom/Ufam

Termo de cooperação permitirá ações conjuntas em diversas áreas, como mobilidade acadêmica, pesquisa e extensão. Reitores assinam documento nesta quinta-feira, 5, às 10h, no auditório do 3º andar do Prédio Administrativo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A partir desta quinta-feira, 5 de julho de 2018, a educação superior do Amazonas será vista de outra forma. Adotando o lema e estratégia dos três mosqueteiros: “Um Por Todos e Todos Por Um”, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) unem esforços para fortalecer a formação superior local.

O aspecto mais importante da medida é o fortalecimento das instituições junto a outras universidades e ao governo federal, tanto na área de gestão quanto de produção científica e de qualidade do ensino. Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a parceria servirá para trabalhar temas e dificuldades comuns e somar em relação à produção que é realizada pelas três instituições.

Com ações que permitem a interação entre as três instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, pilares da educação superior, Ufam, UEA e Ifam pretendem obter resultados positivos para estudantes, docentes, técnicos e sociedade amazonense. Na área de graduação, por exemplo, o Termo de cooperação torna possível a mobilidade estudantil entre as envolvidas; ou seja, um estudante da Ufam poderá cursar disciplinas tanto na UEA quanto no Ifam e vice-versa, o que não somente proporcionará o enriquecimento na formação, mas também a redução da retenção escolar e, consequentemente, a elevação da Taxa de Sucesso na Graduação no Estado.

A pesquisa também será atingida pelo Termo de Cooperação, de acordo com a Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, será muito benéfica para ciência amazonense a união entre as instituições, pois, possibilita maior participação de pesquisadores em projetos desenvolvidos. “Se temos aqui [Ufam] um grupo de pesquisa que está trabalhando a malária, nós iremos juntar o pessoal do Ifam e da UEA para discutir essa questão e fortalecer os grupos de pesquisa. Com isso, eles poderão também ter mais força para publicar em revistas indexadas, tanto a nível nacional quanto internacional”, explicou a assessora.

Com relação à extensão universitária, obrigatória para docentes e estudantes, o documento prevê a cooperação não apenas local (capital e interior), mas também nacional e internacional. A ideia é trabalhar questões comuns aos três órgãos públicos amazonenses junto a parceiros brasileiros e globais, tudo por meio da internet.  “Estamos fazendo parceria com universidades de Santa Catarina e de Londres, que já têm um projeto em conjunto chamado “Lixo Zero”, queremos fazer também essa triangulação Reino Unido, Santa Catarina e Amazonas, com as três instituições assinantes do termo”, contou a gestora.

“Estamos internacionalizando a extensão também. É uma verdadeira revolução que está acontecendo com a educação em nível mundial e nós estamos fazendo isso a nível local”, afirmou a professora.

Passados os meses de adaptação das instituições à nova realidade, espera-se que dentro de um ano seja possível obter resultados palpáveis da medida adotada pelas instituições públicas de ensino superior do Amazonas.  O Termo de Cooperação tem cinco anos de vigência.