Seminário de Meteorologia e Climatologia debate sobre o aquecimento global

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O Laboratório de Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto LASR/Ufam e o Centro de Ciências do Ambiente promoveram, na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a abertura do ll Seminário de Meteorologia e Climatologia do Amazonas intitulado ‘Aquecimento global: mito ou realidade?'

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, do diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) e coordenador do evento, professor Eron Bezerra e da vice-diretora Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professora Maria Teresa Gomes Lopes.

O seminário teve como objetivo promover a socialização e aplicação dos conhecimentos existentes acerca da meteorologia e da climatologia em níveis local, regional, nacional e internacional, como também a divulgação e ampliação do debate acadêmico referente aos processos atmosféricos e seus respectivos impactos nas atividades socioprodutivas em suas múltiplas facetas.

O evento é coordenado pelo professor Eron Bezerra e trará importantes contribuições teóricas e empíricas constituintes da diversidade epistemológicas da Climatologia e da Meteorologia e visa arregimentar a participação de inúmeras instituições com vistas a encadear uma ampla rede de colaboração e articulação política. Neste sentido, o II Seminário de Meteorologia e Climatologia do Amazonas busca ser um marco para a difusão de debates acerca das Ciências Ambientais e, principalmente, do clima mundial.

“Este é um evento de grande importância sobre o debate das mudanças do clima no mundo e a Ufam é quem sedia. Vejo que temos aqui vários atores da sociedade que dão importância a este debate. O aquecimento global atinge a todos e as suas causas e efeitos precisam ser debatidos em fóruns como este. O confronto de ideias será fundamental para fomentar um acúmulo de conhecimento que irá favorecer a sociedade. O professor Eron não está fazendo somente o seminário, mas vem atuando com ações concretas no campo da energia solar na Universidade. Pela primeira vez temos painéis solares sendo utilizados na Instituição. Nossa conta mensal de energia elétrica é superior a R$ 1milhão, sendo esta a nossa maior despesa”, disse o reitor da Ufam, Sylvio Mário Puga Ferreira.

A meteorologista da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), professora Jaci Saraiva, proferiu a palestra ‘Os desafios da previsão do tempo na Amazônia’, quando explicou a estrutura do Sipam para a previsão do tempo na Amazônia. “O Sistema de Proteção da Amazônia possui uma grande estrutura na produção de informações sobre a previsão do tempo. A minha participação neste evento visa demonstrar o trabalho que fazemos e a importância dele para o dia a dia da sociedade”, explicou Jaci Saraiva.

O coordenador do Seminário, Eron Bezerra, destacou que o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, mas também a sociedade civil. “É importante envolver a sociedade como um todo em eventos da Universidade. O ambiente acadêmico precisa refletir pra fora o que ela tem. Temos um volume enorme de conhecimento, de teorias, mas que precisa chegar à sociedade. E, ao mesmo tempo, que debata temas polêmicos”, disse o professor.