Icomp desenvolve aplicativo para criar efeitos visuais no Festival de Parintins

Professores do Icomp Bruno Gadelha e Rosiane FreitasProfessores do Icomp Bruno Gadelha e Rosiane FreitasPor Juscelino Simões
Equipe Ascom
 
O 53º Festival Folclórico de Parintins terá um atrativo a mais este ano com o uso de tecnologia computacional desenvolvida no Instituto de Computação da Ufam (Icomp). Criar efeitos visuais em grande escala na torcida do Boi Caprichoso por meio de aplicativo em celulares será uma oportunidade de expor uma tecnologia desenvolvida na Universidade.   

O aplicativo chamado Constelação Azul será utilizado pela primeira vez e vai gerar um efeito que até então era realizado pelo uso de placas e painéis físicos (mosaico) na arquibancada do Bumbódromo. O app foi desenvolvido para o entretenimento para ser utilizado com grande público.    

A tecnologia foi uma ideia que surgiu de um projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (Pibic) e depois desenvolvida numa pesquisa com professores e estudantes do Instituto.

Constelação Azul

O uso da tecnologia no Festival, além do efeito tecnológico, vai gerar outros fatores importantes, como a proteção ambiental (menor quantidade de lixo no Bumbódromo), redução do na organização do evento, como também para o torcedor do Boi Caprichoso.

Tal ação faz parte de um grande projeto, o FunTechShow, coordenado pelos professores Bruno Gadelha, Rosiane de Freitas e Thais Castro, e que envolve projetos de pesquisa de doutorado, mestrado e Iniciação Científica do IComp/Ufam, com o intuito de desenvolver tecnologias para um maior engajamento e imersão de público em grandes espetáculos, como os festivais, shows de música e eventos esportivos, por meio de dispositivos móveis e efeitos visuais dinâmicos de grande escala.

O professor do Icomp/Ufam, Bruno Gadelha, explicou que o desenvolvimento do aplicativo é fruto de um grande projeto de pesquisa e que a parceria com o Festival vai dar visibilidade a Instituição como produtora de novas tecnologias. “O nosso grupo de pesquisa trabalha a manipulação e dinâmica das multidões com fins de entretenimento. O desenvolvimento do aplicativo é uma experiência inédita com este público. A parceria com o Festival vai dar visibilidade mundial ao trabalho desenvolvido no Icomp e consagra a Instituição como produtora de tecnologia de ponta”, explicou o Bruno Gadelha.

“Esse é um grande projeto de pesquisa que envolve aluno de doutorado, mestrado e graduação que nasceu de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Instituto. O aplicativo será utilizado em ambiente simplificado, independe de infraestrutura. Demos uma solução muito viável, interessante, que não tem necessidade de internet. Simplesmente as pessoas baixam o aplicativo nos seus celulares e conseguem o efeito de lanternas coloridas. Temos como controlar cores diferentes e a duração do efeito nos smartphones do público. Conseguimos fazer um telão sem o custo deste equipamento e controlarmos os efeitos na tela dos celulares. A produção tecnológica do Instituto é resultado do empenho de seus pesquisadores e tem um efeito social”, destacou a professora do Icomp, Rosiane de Freitas.    

O app Constelação Azul,  pode ser obtido na Play Store (Android)

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable