Professor da Ufam, Manuel Cardoso, aborda 'Os negócios na capital verde do Mundo', no Exame Fórum Amazônia
Aliar empreendedorismo, desenvolvimento e preservação ambiental é o foco da palestra de professor da Ufam durante fórum promovido pela revista Exame. Evento reúne especialistas de diversas áreas para debater oportunidades de negócios para Manaus na terça-feira, 26, de 8h as 17h30, no Studio 5 Centro de Convenções.
Abordando o tema “Os negócios na capital verde do Mundo”, o Exame Fórum Amazônia terá a participação do professor da Faculdade de Tecnologia da Ufam, Manuel Cardoso. Com mais de 30 anos de experiência acadêmica e 40 anos como empreendedor local, o docente discorrerá sobre como transformar conhecimento em oportunidades de negócio respeitando a biodiversidade da Amazônia na palestra “Biotecnologia: como aproveitar, sem devastar, a grande riqueza verde”, às 15h50 da terça-feira. Ao lado do professor estarão Mariano Cenano, cofundador e pesquisador sênior do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia(Idesam) e Olinda Canhoto, coordenadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia.
Segundo o professor da FT, é importante discutir como se apropriar do bioma da Amazônia, como extrair informações e conhecimentos que resultem em ganho econômico e social para a Amazônia. “Temos um potencial enorme. Precisamos conhecer mais o nosso bioma para que possamos gerar a nossa própria autossustentação. Na palestra, vou defender que precisamos conhecer mais o nosso bioma para que possamos gerar a nossa própria autossustentação. Também vou mostrar os canais onde se pode buscar isso. Com planejamento de médio e longo prazo, sempre preocupados com a preservação, é possível gerar mais conhecimento sobre o bioma Amazônico e, com isso, ter a sua maior valorização e assim mais consciência também”, explicou o professor Manuel Cardoso.
Além dos já citados, integram a programação do Fórum nomes como os de Gustavo Leal, diretor do Senai, o qual discorrerá sobre “O Brasil e a indústria 4.0”; Ricardo Guimarães, presidente da consultoria Thymus Branding, participa do evento apresentando o potencial mundial da marca Amazônia; e Lucas Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arkos, discute no talk show “O cenário político e as eleições de 2018”.
Outros aspectos importantes a serem expostos durante o Fórum são a Zona Franca, considerada do ponto de vista da revolução digital e também quanto ao seu futuro e atuação para o desenvolvimento regional e ambiental; as questões de logística do estado e da região Norte também serão observadas, bem como problemáticas ambientais como saneamento e uso da água.
Inscrições
Para participar, os interessados devem fazer inscrição no site da revista Exame. A participação é gratuita.