Editais Procad-Amazônia e PVNS-Amazônia, da Capes, são apresentados e beneficiam comunidade científica da Ufam

Reitor compõe grupo de gestores das Universidades Federais da Região Norte e MaranhãoReitor compõe grupo de gestores das Universidades Federais da Região Norte e MaranhãoPor Carla Santos*
*Com informações  CCS/Capes

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, participou, na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém (PA), da solenidade de lançamento oficial dos Editais Procad-Amazônia e PVNS-Amazônia, da Coordenação de Aperfeiçoamento (Capes). A iniciativa têm como objetivo ampliar as oportunidades de apoio aos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Norte e do estado do Maranhão cujos PPGs sejam recomendados pela Coordenação.

O evento de lançamento dos editais foi promovido pelo Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte, do qual o reitor da Ufam participa com outras UFs nortistas mais a do estado do Maranhão.

Para o reitor da Federal do Amazonas, a iniciativa da Capes mobiliza e motiva os pesquisadores, fortalece as pós-graduações e coopera para diminuir as discrepâncias regionais. "É importante para nós, participarmos de momentos como esse. Entendemos que quanto mais possibilidades se apresentam no campo da ciência, da produção do conhecimento, mais as Universidades se revigoram", salientou.

O presidente do Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte, Jefferson do Nascimento, apontou a importância da organização regional como papel determinante ao sucesso ou insucesso dessas ações. “Outros desafios virão a partir de agora e acredito que um dos maiores será monitorar com muita paciência e articulação, sem perder o foco, observando as próximas demandas que serão postas”, afirmou o presidente, que também é Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Abílio Baeta afirmou que este momento marca o começo de um esforço na construção de políticas para a Região Norte, a partir das demandas e percepções apresentadas pelas próprias instituições regionais, e ressaltou a importância da continuidade das ações para construir políticas concretas. “Agora, precisamos pensar, de fato, a diversidade dos problemas e situações institucionais desta Região, ou corremos o risco de sempre repetir o mesmo vício de pensar que é possível adaptar as questões regionais a um desenho único de desenvolvimento institucional”, afirmou o presidente.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, destacou que esta é uma iniciativa significativa, parte de um processo muito mais amplo e pioneiro no que diz respeito à Amazônia. Tourinho, que é Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), declarou sentir-se honrado pela escolha “para sediar esse encontro tão importante”.

Sobre os editais - O Procad-Amazônia e o PVNS-Amazônia receberão até o dia 16 de julho a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada, visando à melhoria da qualidade dos PPGs propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores/pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.

O Procad-Amazônia será ofertado a todos os PPGs das IES da Região Norte e do Maranhão, visando estimular a interação científico-acadêmica e a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da cooperação, além de, entre outros, promover a mobilidade de docentes e discentes de graduação e pós-graduação com as equipes de pesquisa envolvidas no projeto. Os projetos terão vigência de 5 anos, sendo que os repasses serão realizados para contemplar 4 anos de execução.

Um dos principais objetivos deste PVNS-Amazônia é apoiar a execução dos estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, além de propiciar a ampliação e a qualificação da produção do conhecimento científico. O Programa prevê, nesta chamada, a concessão de até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia, num total de até 4 bolsas por projeto institucional.