Reitor visita UnATI e anuncia parceria para viabilizar estágio acadêmico com idosos

Equipe da UnATI recebeu o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que apresentou proposta de parceria na área de estágio curricularEquipe da UnATI recebeu o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que apresentou proposta de parceria na área de estágio curricularAcadêmicos terão campo de estágio com a parcela da população que mais cresce no País

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Na manhã da última terça-feira, 19, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, visitou a sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). No encontro com o diretor-presidente da entidade, médico geriatra Euler Ribeiro, o professor Puga anunciou que serão firmadas parcerias em projetos interinstitucionais para possibilitar estágio currricular aos acadêmicos da Ufam nas áreas de geriatria e gerontologia.

A proposta apresentada pelo reitor da Ufam é a de tornar a UnATI um campo de treinamento, em particular os graduandos de cursos como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social, entre outros. Os acadêmicos de cada área deverão estar orientados por um preceptor, que acompanhará e avaliará as atividades por eles desenvolvidas.

Campo aberto

Atualmente, quase 12% da população brasileira já tem idade igual ou superior a 60 anos. Esse dado, apresentado pelo geriatra Euler Ribeiro, que foi pioneiro nessa especialidade no Amazonas, tem refletido no crescimento da geriatria e da gerontologia como campos de atuação de vários profissionais, especialmente na área da Saúde.

Estudos dão conta de que, até 2050 (portanto, em pouco mais de três décadas), a população idosa no País alcançará a marca de 60 milhões. “Essa projeção não nos surpreende, e 2050 não está tão longe”, alerta o gestor da UnATI. “Hoje, já convivemos com uma população idosa de 26 milhões no Brasil, sendo 300 mil em Manaus. Se incluirmos o interior do Amazonas, esse número supera as 400 mil pessoas com idade igual ou maior que 60 anos”, completou o médico, ao justificar a crescente demanda por qualificação no que ele chama de “campo aberto” para uma série de profissões.

Sobre a oportunidade de trabalho conjunto, o gestor da UnATI assegurou que, quando implantado o projeto de estágio, ele “será um ganho enorme para a Ufam, tendo em vista que serão abertas possibilidades de treinamento em geriatria, para os estudantes da Medicina, e de gerontologia, para alunos dos outros cursos". "Também podem ser feitas pesquisas nos laboratórios”, garantiu ele.

Parceiras

O Termo de Cooperação Técnica nº 007/2015, foi firmado entre a Ufam e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2015 e contempla ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, aulas práticas e estágio curricular obrigatório ou voluntário. A coordenadora de ensino da UnATI, assistente social Kennya Mota, explicou que o acordo tem vigência de cinco anos desde a sua assinatura, ou seja, pode ser efetivado até 2020.

“Eu entendo que o caminho é mais tranquilo no sentido de implantar o programa de estágio no âmbito da Universidade da Terceira Idade a partir do segundo semestre de 2018, haja vista que ela faz parte da estrutura da UEA”, assegurou. Ambas as Universidades deverão trabalhar na elaboração de planos de trabalho e termos aditivos à proposta inicial, ficando responsáveis por providenciar recursos humanos, instrumentos e espaço físico conforme a necessidade dos programas e projetos em parceria.

Desse modo, o Acordo busca “atender às necessidades da comunidade acadêmica, considerando as áreas de conhecimento e de interesse das respectivas instituições [...]”. O documento contempla ainda atividades pertinentes à graduação e à pós-graduação, tendo, portanto, amplo espectro de aplicação. “Tudo isso poderá ser executado na UnATI, e será um ganho para a Ufam, para a UEA e para a sociedade”, apontou o médico Euler Ribeiro.

Saiba mais

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), criada em 2007, é instalada na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). Atua como um núcleo de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano, destacando-se na formação de recursos humanos voltados para o envelhecimento e no fomento a pesquisas especializadas nessa área, entre outras atividades.

De acordo com o diretor-presidente da UnATI, a cada semestre são atendidos 2.500 idosos, sendo 900 deles com atividades na sede e outros 1.600 que participam de atividades em todos os centros de convivência da família da cidade de Manaus.