Compec divulga CCI do PSI. Provas ocorrem dias 24 e 25 de junho

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Mais de 2.700 inscritos concorrem as 570 vagas do Processo Seletivo para o Interior (PSI), cujas provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de junho. Candidatos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no site da Comissão Permanente de Concursos da Ufam (Compec).

O CCI indica aos 2.792 candidatos o local de prova, os dados pessoais, o curso, a modalidade de inscrição (se ampla concorrência ou uma das opções de reserva de vaga) e a língua estrangeira escolhida.

Adotado como forma de ingresso para os cursos da Ufam nos campi do interior do Amazonas, situados nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, o PSI será aplicado em uma única etapa constituída de provas de Conhecimentos Gerais 1 e 2 e redação.

As provas de Conhecimentos Gerais 1 e de redação serão aplicadas no domingo, 24 , das 8h10 às 13h10 (horário de Manaus). Na segunda-feira, 25, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais 2 das 8h10 às 12h10, também em horário de Manaus.

As provas de Conhecimentos Gerais 1 e 2 serão constituídas de 60 questões de múltipla escolha, sendo a primeira composta por 20 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira, 5 de Língua Estrangeira, 15 de Matemática e 15 de História. Já a segunda prova ser formada por 15 de Geografia, 15 de Biologia, 15 de Física e 15 de Química. A Redação será constituída de um texto que servirá como objeto de interpretação ou análise para o desenvolvimento do tema pelo candidato.

Sistema de Bonificação

Voltado para preencher as vagas dos cursos da Ufam ofertados nos campi fora da sede, o PSI adota o sistema de bonificação para candidatos inscritos na modalidade Ampla Concorrência que cursaram o ensino médio integralmente em instituições de ensino situadas em municípios do Estado do Amazonas, exceto Manaus, para . À nota obtida no PSI é acrescida a bonificação, por meio do Coeficiente de Bonificação para o Interior (CBI), que em 2018 é de 1,1321, de acordo com a Portaria Nº 022/2018, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, publicada na página da Compec.

PSI 2019

Instituído em 2015, pela Resolução Nº 043 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o PSI foi adotado como terceira forma de ingresso regular de alunos na Ufam, ao lado do Processo Seletivo Contínuo (PSC) e do Enem/Sisu.

Diferente dos dois outros processos de seleção, o PSI é dedicado exclusivamente ao preenchimento das vagas dos cursos oferecidos nos campi da Universidade no interior do Amazonas. Trabalhando com vagas remanescentes do PSC e do Enem/Sisu até a edição de 2018, quando se encerra o último ciclo do PSC, iniciado em 2015. Em 2019, o PSI passa a ofertar 50% das vagas nessas unidades da Ufam. As outras 50% continuam a ser destinadas ao Enem/Sisu. O PSC somente se aplicará para o preenchimento das vagas dos cursos oferecidos em Manaus, com 50% das vagas. O Enem/Sisu responderá pelos outros 50% de ingresso na capital.