Discentes da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam resgatam ilustrações oficiais das 21 Copas do Mundo de Futebol

Em 1958, o Brasil foi campeão pela primeira vezEm 1958, o Brasil foi campeão pela primeira vezNas paredes da Faculdade, é possível ver a cronologia dos mundiais e os rostos de personalidades marcantes

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Há três mundiais de futebol, discentes, docentes e técnico-administrativos da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) festejam o evento internacional de um jeito particular: eles pintam os corredores do prédio antigo da Unidade Acadêmica com figuras emblemáticas da Copa do Mundo, como cartazes e personagens marcantes.

A cada quatro anos, o primeiro passo é solicitar autorização do gestor da Faculdade, seguindo com a arrecadação de recursos para a compra dos materiais. “É importe destacar que o nosso diretor, professor Marco Antônio Mendonça, apoiou essa ideia, que foi de todos os discentes da FCA”, afirma o técnico de laboratório Rodolfo Pessoa, servidor da Ufam desde 2012, mas com o histórico de 13 anos na Unidade, contando o tempo de graduação e de mestrado.

A parte mais divertida – que é a pintura das paredes – envolve os acadêmicos da FCA e os membros do Centro Universitário e Cultural de Agronomia (Cuca). Este ano, foi feita uma homenagem aos 21 mundiais de Futebol já ocorridos, desde a década de 1930, cujos cartazes foram reproduzidos pelos “artistas torcedores”. Também estão expostas na parede do bloco o cartaz da Copa deste ano, na Rússia, e a logo da próxima, em 2022, que será no Catar.

A História das Copas

O primeiro mundial de Futebol foi realizado no Uruguai, em 1930, mas não por acaso. O país era bicampeão na modalidade em duas edições dos Jogos Olímpicos em 1924 e em 1928, razão porque também não surpreendeu a vitória da seleção uruguaia naquela primeira competição. Quatro anos mais tarde, a Itália sediou e também foi a campeã daquela edição e da seguinte, em 1938, que ocorreu na França. Assim, ainda nos anos 1930, a Itália já era bicampeã mundial.

1950 foi o ano do famoso “Maracanaço”, quando a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 do Uruguai, silenciando cerca de 200 mil pessoas no estádio Maracanã. Em 1954, a Alemanha iniciou sua série de conquistas, virando o jogo e vencendo a Hungria por 3 a 2 do chamado “Milagre de Berna”, em alusão à cidade onde ocorreu a final da competição. Quando anos mais tarde, na Suécia, o Brasil conquistou seu primeiro título com o Pelé na equipe.

Zagallo foi técnico da seleção brasileira e também se destacou por ter uma personalidade forteZagallo foi técnico da seleção brasileira e também se destacou por ter uma personalidade forteSeguiu para o bicampeonato o time canarinho, desta vez com destaque para Garrincha, na Copa do Mundo de 1962, ocorrida no Chile. Já em 1966, a Inglaterra venceu em casa, e em 1970 deu Brasil mais uma vez, no segundo mundial sediado pelo México, consagrando Pelé como o “rei do futebol”, tendo em vista o desempenho do Brasil nos mundiais em que atuou.

Já em 1974, a Alemanha conquistou o bicampeonato como anfitriã, da mesma forma que, em 1978, a Argentina conquistou seu primeiro título, ou seja, sediando a Copa. Quatro anos depois, a Itália de Paolo Rossi retomou a vitória no mundial, ao vencer na Espanha. Em 1986, oito anos mais tarde, a Argentina de Maradona tornou-se bicampeã.

A década de 1990 trouxe mais um título para a Alemanha, na Copa da Itália, o tetracampeonato para o Brasil, vitória liderada por Romário nos Estados Unidos, e um título mundial para a seleção francesa de Zinedine Zidane, jogando em casa.

Em 2002 o Brasil tornou-se pentacampeão mundial, na primeira Copa sediada por dois países, Coreia do Sul e Japão, tendo como principal jogador o Ronaldo “Fenômeno”. Já em 2006, a Itália venceu a competição na Alemanha, alcançando o tetracampeonato, e a Copa de 2010 foi da Espanha, cuja vitória ocorreu na África do Sul. A última edição do Mundial teve o Brasil como anfitrião, mas a Alemanha foi quem venceu, tornando-se tetra ao lado da Itália.

Personalidades

Além dos cartazes oficiais de cada edição da Copa do Mundo FIFA, os discentes da FCA também representaram personagens marcantes na história do futebol brasileiro e mundial. O primeiro destaque, logo na entrada do bloco, é o técnico Zagallo, ilustração que compreende a famosa frase “Vocês vão ter que me engolir”.

Pelé, o "rei do futebol", ganhou o título depois de se tornar o único tricampeão em Copas (58, 62 e 70)Pelé, o "rei do futebol", ganhou o título depois de se tornar o único tricampeão em Copas (58, 62 e 70)O jogador Bellini, capitão de 1958, ano do primeiro título do Brasil, foi quem ergueu a taça pela primeira vez, gesto que ficou consagrado em todas as competições de futebol, não somente nas Copas do Mundo. “Ele fez isso para que os jornalistas pudessem ver e fotografar o troféu”, esclarece o TAE Rodolfo Pessoa.

Cronologia

1.       1930 –> ocorreu no Uruguai –> o Uruguai venceu

2.       1934 –> ocorreu na Itália –> a Itália venceu

3.       1938 –> ocorreu na França –> a Itália venceu (bicampeã)