Aprovada a criação do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática

A Ufam aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a criação do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Único no Estado do Amazonas e o segundo da Região Norte, o curso destina-se a qualificação dos professores da Educação Básica.

O Programa resulta de um trabalho conjunto do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto da Computação (ICOMP) e da Faculdade da Educação (FACED) da UFAM. Propõe construir novas abordagens, linguagens, projetos, redes e plataformas para melhorar a  qualidade do ensino de física, química, biologia e matemática, com impactos diretos na formação científica dos professores de ciências e matemática, em todos os níveis. Cria, também, novas articulações e possibilidades de desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de computação, geociências, filosofia das ciências, educação científica, história e sociologia das ciências.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, a criação do Mestrado representa uma importante conquista para Universidade e toda comunidade de profissionais que atuam nas áreas de Ciências e Matemática, sobretudo dos educadores de todos os níveis de ensino, mas, principalmente, dos que trabalham na Educação Básica, pois poderão ampliar sua formação e qualificação em nível de Mestrado.

A Reitora, professora Márcia Perales, afirma que a aprovação é resultado do investimento que a Ufam vem fazendo na Pós-Graduação, apoiando os cursos já existentes e trabalhando na criação de novos cursos, sempre considerando as prioridades sócioinstitucionais. “Com a aprovação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática junto à Capes a Ufam efetiva mais uma conquista cuja demanda reprimida é crescente. Parabéns a todos os servidores que trabalharam arduamente para mais esta relevante conquista institucional”, declara.

De acordo com a professora Selma Baçal,  o curso terá duração de dois anos e está sendo estruturado para que o mais breve possível seja dado início ao processo seletivo.

Com a criação do novo curso, a Ufam passa a oferecer 36 cursos de Mestrados e  14 cursos de doutorados.

Relação atual dos cursos de Mestrados e Doutorados:

Mestrado e Doutorado

Biodiversidade e Biotecnologia

Mestrado Profissional

Engenharia de Produção

Leia texto do professor Marcílio Freitas sobre a aprovação do mestrado.