Estudantes criam a Associação de Pós-Graduandos da Ufam

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Membros da diretoria da APG se encontram com reitor da Ufam.Membros da diretoria da APG se encontram com reitor da Ufam.Formada para defender os interesses dos estudantes de pós-graduação da Ufam, a Associação de Pós-Graduandos (APG) inicia atividades com a representação do Amazonas em congresso da Associação Nacional da classe.

Levados pela necessidade de representação formal e articulação política nos espaços relativos à pós-graduação e à ciência local e nacional, entre eles o Congresso Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), um grupo de estudantes da Ufam decidiu criar a APG. “Até o momento, a ANPG não tinha noção das nossas necessidades porque não havia representatividade”, informa Dhyene Vieira, coordenadora da APG.

Composta por Dhyene Vieira, Cristiano Paiva, Ione da Silva, Rudervânia Aranha e Paulo Holanda, a APG tem como pautas a serem trabalhadas: manter os associados informados acerca de campanhas nacionais que os contemplem, como a Campanha da Previdência; divulgar a pesquisa local em âmbito nacional para que a produção científica do Amazonas tenha maior expressão e reconhecimento; e participar dos debates institucionais na Ufam sobre assuntos relacionados ao segmento. “A ANPG tem a proposta de levar ao Congresso Nacional que é garantir que os pós-graduandos comecem a ter seu direito à seguridade social garantido quando estejam em seus estudos acadêmicos”, disse Dhyene. “Queremos também ter um assento na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam para acompanharmos de perto as decisões”, revela.

Recém-formalizada, a Associação pretende agora obter o apoio e a participação dos estudantes de pós-graduação da Universidade e atuar na realização do I Encontro da APG, a ser realizado após o retorno do evento da ANPG.  “A ideia é trazer o debate e reflexão sobre as condições de realização das pesquisas, sobre a realidade e estruturas de poder da Universidade, sobre os aspectos sociais, psíquicos, legais e políticos que envolvem essa produção de conhecimento, além dos caminhos para a saída da crise brasileira”, adiantou a coordenadora.

Congresso da ANPG

Pela primeira vez, estudantes da APG participarão do Congresso Nacional de Pós-Graduandos, promovido pela ANPG, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018, na Universidade de Brasília, que já está na 26ª edição. “É a primeira vez que o Amazonas participa desse espaço que é importante para nós. Iremos discutir a ciência, tecnologia e pesquisa e é necessário que a região Norte esteja representada”, ressaltou Dhyene.

Ao todo, dez estudantes integram a delegação da APG no evento que tem como tema “Em defesa da ciência, da universidade e do Brasil: o que é Público não se vende!”.