Estudantes criam a Associação de Pós-Graduandos da Ufam
Formada para defender os interesses dos estudantes de pós-graduação da Ufam, a Associação de Pós-Graduandos (APG) inicia atividades com a representação do Amazonas em congresso da Associação Nacional da classe.
Levados pela necessidade de representação formal e articulação política nos espaços relativos à pós-graduação e à ciência local e nacional, entre eles o Congresso Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), um grupo de estudantes da Ufam decidiu criar a APG. “Até o momento, a ANPG não tinha noção das nossas necessidades porque não havia representatividade”, informa Dhyene Vieira, coordenadora da APG.
Composta por Dhyene Vieira, Cristiano Paiva, Ione da Silva, Rudervânia Aranha e Paulo Holanda, a APG tem como pautas a serem trabalhadas: manter os associados informados acerca de campanhas nacionais que os contemplem, como a Campanha da Previdência; divulgar a pesquisa local em âmbito nacional para que a produção científica do Amazonas tenha maior expressão e reconhecimento; e participar dos debates institucionais na Ufam sobre assuntos relacionados ao segmento. “A ANPG tem a proposta de levar ao Congresso Nacional que é garantir que os pós-graduandos comecem a ter seu direito à seguridade social garantido quando estejam em seus estudos acadêmicos”, disse Dhyene. “Queremos também ter um assento na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam para acompanharmos de perto as decisões”, revela.
Recém-formalizada, a Associação pretende agora obter o apoio e a participação dos estudantes de pós-graduação da Universidade e atuar na realização do I Encontro da APG, a ser realizado após o retorno do evento da ANPG. “A ideia é trazer o debate e reflexão sobre as condições de realização das pesquisas, sobre a realidade e estruturas de poder da Universidade, sobre os aspectos sociais, psíquicos, legais e políticos que envolvem essa produção de conhecimento, além dos caminhos para a saída da crise brasileira”, adiantou a coordenadora.
Congresso da ANPG
Pela primeira vez, estudantes da APG participarão do Congresso Nacional de Pós-Graduandos, promovido pela ANPG, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018, na Universidade de Brasília, que já está na 26ª edição. “É a primeira vez que o Amazonas participa desse espaço que é importante para nós. Iremos discutir a ciência, tecnologia e pesquisa e é necessário que a região Norte esteja representada”, ressaltou Dhyene.
Ao todo, dez estudantes integram a delegação da APG no evento que tem como tema “Em defesa da ciência, da universidade e do Brasil: o que é Público não se vende!”.