Reitora dá boas vindas aos novos alunos

A Administração Superior, em sua instância máxima representada pela reitora, professora Márcia Perales, e pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, saúda os novos acadêmicos da UFAM.

Formada por mais de 35 mil pessoas, entre professores, técnicos e alunos, a UFAM recebe neste primeiro semestre de 2013 mais de 4 mil novos acadêmicos que comporão a comunidade universitária e receberão um ensino de qualidade, como explicita a reitora, professora Márcia Perales. “Estamos cientes do papel que esta Instituição tem como indutora de conhecimento, por isso trabalhamos com o firme propósito de dar uma resposta às demandas da sociedade, e dentre elas está a oferecer uma educação de qualidade. Nosso compromisso é com a excelência acadêmica aliada ao compromisso social”.

“O dia 3 de junho de 2013 marca o início de mais um semestre letivo da Universidade Federal do Amazonas. Única Instituição Federal de Ensino Superior do Estado do Amazonas, a Ufam ampliou significativamente sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão. Hoje a Instituição oferece 117 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados. A chegada de mais de 4 mil novos estudantes de graduação representa, sem dúvida, uma conquista individual _ de cada novo estudante, mas também coletiva _ pois envolve o atendimento a uma demanda da sociedade e, especialmente, o reconhecimento do trabalho de todos os servidores da Ufam que atuam para oferecer à sociedade uma educação de qualidade”, explanou a reitora.

Com bases estruturadas nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica, a Instituição oferece aos seus alunos uma educação que alia a teoria e a prática, calcada no compromisso de formar cidadãos comprometidos com a Região Amazônica. “Não desvinculamos o que está sendo pesquisado da realidade de nossa Região. Temos a obrigação, como uma instituição de ensino superior, de propor políticas públicas para as diversas questões que são postas, demandando um comprometimento perene com a as populações dessa imensa região Amazônica”, complementou a reitora.

Disse, ainda, que foi feito nesses últimos quatro anos um investimento grande para equipar os laboratórios das unidades acadêmicas da capital e do interior do Estado com todo o arsenal necessário para que professores e alunos tivessem e tenham o instrumental disponível para a ministração de suas aulas e o desenvolvimento de suas pesquisas.

Em sua mensagem aos novos acadêmicos, a reitora disse ser uma grande satisfação receber os novos alunos,  e tem a certeza de que aqui na UFAM eles serão preparados para atuar de forma ética em sua profissão. “Ciente de nossa instigante responsabilidade sócio-educativa, acolhemos com muita alegria o segmento discente, especialmente os novos estudantes, que  passam a integrar a Comunidade Universitária da Ufam, constituída também por professores e técnicos administrativos em educação. Somos 35 mil hoje! Que cada um sinta orgulho e faça jus ao Nosso Maior Patrimônio! Sejam bem-vindos!, finalizou.

Confira as boas-vindas em vídeo da reitora Márcia Perales aos calouros 2013 no vídeo abaixo

Confira as boas-vindas em vídeo do vice-reitor, Hedinaldo Lima, aos calouros 2013 no vídeo abaixo

Confira as boas-vindas em vídeo do Pró-reitor Adjunto da PROEG, Professor Francisco Adilson Hara, aos calouros 2013 no vídeo abaixo