Meio Ambiente é tema de Congresso Internacional de Literatura, de 4 a 7 de junho

O meio ambiente é o mote das discussões do IV Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica (Cile), a ser realizado de 4 a 7 de junho de 2018, na Ufam. Pesquisadores de países como Estados Unidos, Índia e Japão apresentam dados atuais sobre os principais problemas que afetam o planeta. Os efeitos do aquecimento global sobre a Amazônia também serão abordados na conferência de abertura.

Evidenciando a interação da literatura com temas importantes para a sociedade moderna, o Cile traz para a Ufam nomes como os dos professores Yûsule Sakai, da Universidade de Kagoshima no Japão; e Daniel R. Wildcat, da Haskell Indian Nations University nos Estados Unidos. “A literatura tem relação com a vida e o mundo. O meio ambiente é uma grande preocupação para toda a sociedade e a literatura reflete isso”, afirma a professora Nícia Petreceli Zucolo (Ufam), membro da comissão organizadora local.

O primeiro irá expor “O outro lado da natureza e da educação ambiental no Japão contemporâneo” apontando as principais causas e efeitos dos últimos grandes fenômenos naturais que atingiram o país, como o grande terremoto do Leste do Japão e o Tsunami, ocorrido em 2011, que juntos causaram a morte de quase 20 mil pessoas, além de feridos e desaparecidos. Confira a programação completa no site do IV Cile.

Já Daniel R. Wildcat apresenta as “Sabedorias ecológicas tradicionais como um antídoto para a destruição ambiental”. “As várias formas de crises que enfrentamos em todas as instituições da modernidade revelaram as marcas de nascença de uma cosmovisão ocidental totalizadora e universalizante que encoraja a humanidade constantemente a ignorar nossa experiência humana no mundo. As sabedorias ecológicas tradicionais são o antídoto contra as forças perigosas e destrutivas da modernidade e sua versão 2.0, a pós-modernidade”, defende.

A conferência de abertura que trata dos efeitos do aquecimento global na Amazônia será realizada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) Philip Martin Fearnside, na segunda-feira, 4 de junho, das 9h às 10h30, no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais.

Além das palestras, o VI Cile trará também minicursos e 40 exposições orais com trabalhos relacionados à temática ambiental.

De acordo com a comissão organizadora, as palestras serão bem abrangentes de forma a contemplar o público em geral. Participantes recebem certificado de horas complementares. Inscrições podem ser feitas no dia do evento.