Diretor da Faculdade de Direito (FD) toma posse na Academia de Ciências e Letras Jurídicas

Além do diretor da FD, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, também tomam posse os ex-diretores da FD Clynio de Araújo Brandão e José Russo

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na noite desta sexta-feira, 25, ocorrerá a posse solene dos 50 membros fundadores da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA).

Entre os empossandos estão o atual diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho e os ex-diretores da FD/Ufam, professores Clynio Brandão e José Russo.

O atual diretor da FD comenta o recebimento da honraria. "É uma grande honra ter sido convidado para integrar, na condição de membro fundador, a Academia de Letras e Ciências Jurídicas do Amazonas. Tenho a satisfação de ocupar a cadeira cujo patrono é o saudoso professor Ariosto de Rezende Rocha, que foi professor da Faculdade de Direito da UFAM da disciplina Direito Financeiro, que atualmente leciono em nossa Faculdade", afirmou o professor Carlos Alberto de Moraes.

Os docentes aposentados Francisca Rita Alencar Albuquerque, Oldeney Sá Valente e Vallisney  de Souza Oliveira também serão empossados na mesma solenidade, além do docente da FD/Ufam, Raimundo Pereira Pontes Filho.

Durante a solenidade também será realizada homenagem póstuma ao professor doutor Sebastião Gomes Marcelice, antecessor do doutor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho na direção da FD/Ufam.

A cerimônia será realizada a partir das 18h, no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) – Avenida André Araújo, s/n.

Medalhas e Diplomas

A solenidade também será marcada pela outorga da Medalha de ouro e do mérito Bernardo Cabral aos juristas Félix Valois e Júlio Antônio Lopes e pela entrega do Diploma Acadêmico aos membros fundadores da “Casa de Bernardo Cabral”.

A Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), também conhecida como Casa de Bernardo Cabral - em alusão ao ex-ministro da justiça, relator histórico da Constituição brasileira de 1988 e presidente de honra da Academia - foi fundada em meados de agosto de 2017.