Professor Luiz Irapuan Pinheiro recebe título de emérito da Ufam

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam), representado pelo reitor, professor Sylvio Puga, outorgou  o título de emérito ao professor aposentado Luiz Irapuan Pinheiro, nesta segunda-feira, 21, no auditório da Faculdade de Direito (FD). O título concedido pela Instituição é resultado da sua eminente contribuição na área de Ciências Exatas e é a mais alta honraria para um docente.

A solenidade contou ainda com a participação do vice-reitor, professor Jacob Cohen, do diretor Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Raimundo Passos e o ex-reitor da Ufam, professor Hidemberg Frota.

Em seu discurso, o reitor ressaltou a personalidade do professor Irapuan que sempre demonstrou competência naquilo que realizou e o considera um ícone de realização profissional na Instituição. Segundo Sylvio Puga, é assim que é o professor Irapuan, uma pessoa voltada a uma causa, que é o magistério na Ufam. “E, hoje, ao receber o título de professor emérito, com certeza o enche de orgulho, mas é a Universidade Federal do Amazonas que agradece por tudo aquilo que ele construiu para o crescimento institucional”, completa o reitor.

O professor Sylvio Puga agradeceu ao professor Cícero pela proposta de homenagem quando à época era diretor do Instituto de Ciências Exatas, assim como os professores Sonia Carvalho e Edson Andrade pela elaboração de relatório junto ao Consuni. “Nada acontece por acaso. A Universidade é construída a partir de ações feitas por pessoas que edificam e estão à frente sem medo. A nossa missão é olhar a instituição e trabalhar por ela sem receio, a exemplo do professor Irapuan que deve ser referenciado por todos nós”, acrescentou o reitor.

O vice-reitor, professor Jacob Cohen, enfatizou que jamais poderia deixar de homenagear uma pessoa tão importante quanto o professor Luiz Irapuan. Segundo Cohen,  por vários motivos, dentre eles está sua origem e sua paixão pelo magistério. "Se houve alguma resolução do Consuni que foi mais justa, essa foi a outorga do título de professor emérito ao professor Irapuan", ressalta Cohen.

O diretor do ICE, professor Raimundo Passos, afirmou ser esse um dia especial e atribuiu a três momentos importantes: o primeiro é um olhar sobre o passado diferente daquele que visa a Instituição, mas valoriza as pessoas que constroem a Universidade. O segundo, o olhar para o presente, com a dignidade do trabalho que foi desempenhado e seu reconhecimento de forma clara e solene. E, o último, um olhar para futuro que dá esperança ao trabalho realizado com perspectivas sob a marca da história naquilo que desenvolvemos.

O professor emérito Luiz Irapuan agradeceu com emoção em seu discurso. "Esse sublime momento de minha vida, minhas palavras são, principalmente de imensurável gratidão. Primeiro à Ufam, que através do seu egrégio Conselho Universitário (Consuni) aprovou a indicação do  ICE que concedeu a honra máxima proferida ao titulo de professor emérito”.

Sobre o professor homenageado

O professor Irapuan é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1965) e Mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Estatística, com ênfase em Pesquisa Operacional. Professor titular da Ufam a partir de junho de 1966, aposentado em junho de 2012. No exercício desse cargo ministrou disciplinas nas áreas de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística.

Possui experiência em Administração de instituição do 3º Setor e administração educacional: Diretor Executivo da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), por oito anos, de 2001 a 2009; Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo, em 2002; Secretário Geral da Ufam, no período de 1994 a 1997; Diretor do Departamento de Pós-Graduação da Ufam de 1985 a 1989; Sub-Reitor Acadêmico, em 1978; Diretor do Instituto de Ciências Exatas de 1975 a 1977; Diretor do Departamento de Administração Escolar-DAE de 1975 a 1977. Assessor Técnico da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas (ESPEA), de 1969 a 1970, Diretor Geral da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas (ESPEA), em 1971; Coordenador do curso de Bacharelado em Estatística por vários biênios.

Em nível nacional, exerceu a vice-presidência do Fórum Nacional de Chefes de Gabinetes das Universidades Brasileiras no biênio 1995-1996. Recebeu Medalha de Mérito Universitário, outorgada pelo Conselho Universitário (Consuni/Ufam), em 2001. Participou da instalação da Universidade do Amazonas, em janeiro de 1965, como membro do seu Conselho Universitário, na qualidade de representante estudantil e foi Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Manaus de janeiro a julho de 2013.