Escola de Enfermagem é homenageada na Aleam em alusão ao Dia do Enfermeiro

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam), representada pela diretora, professora Nair Chase, recebeu uma placa de homenagem à Instituição, em Sessão Especial ocorrida na quinta-feira, 17 de maio, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em seu pronunciamento, a diretora disse que a honraria entregue à Escola de Enfermagem é o reconhecimento do trabalho realizado pela formação de enfermeiros e demais profissionais da saúde, dando um significado maior ao Dia Internacional do Enfermeiro e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados no dia 12 de maio.

Disse, ainda, que a história da EEM se divide em dois tempos: A era do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e a era Ufam. A incorporação da Escola pela Ufam, em 27 de agosto de 1997, iniciou uma nova fase que "preservou a história, as conquistas e agregou novas ações", considerou a gestora.

Segundo a diretora, a partir da incorporação, a EEM reformulou sua missão, focou na formação de auxiliares de enfermagem cada vez mais qualificados e ingressou na oferta da pós-graduação. “No decorrer dos anos a Escola ampliou sua gama de cursos, passando oferecer, além da graduação em Enfermagem, cursos de pós-graduação Lato Sensu, especialização, residência e mestrado acadêmico,” enumerou.

De acordo com a diretora, a EEM desenvolve de forma simultânea, atividades de ensino, extensão, pesquisa, monitoria e inovação tecnológica como estratégia de formação integral dos futuros enfermeiros. Mantém parcerias importantes com órgãos de representação da categoria e instituições de ensino e pesquisa, tanto no Estado do Amazonas quanto em outros estados da Federação.

“A Escola procura ser fiel a sua missão de formação de enfermeiros de elevada competência política e técnica-cientifica, produzir e disseminar, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão”, disse.

Depois da fala da diretora da EEM, professora Nair Chase, foi exibido vídeo em que o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, homenageia os profissionais de enfermagem.

“É com muita satisfação que a Ufam, através Escola de Enfermagem de Manaus, cuja história vem de 68 anos, vem a público enaltecer os

profissionais da área da Enfermagem de nosso Estado. A Ufam sente-se orgulhosa dessa homenagem. Parabéns EEM pelos 68 anos e também pela justo reconhecimento que a Casa do Povo dá a essa Instituição”, ressaltou o reitor.

Na ocasião, o presidente do Conselho regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), enfermeiro Sandro Pinto, considerou pouco um mês de comemorações. Atualmente a Enfermagem, segundo ele, arregimenta mais de 2 milhões de profissionais no Brasil e cerca de 40 mil no Amazonas. Segundo o representante da categoria, as instituições de saúde do Estado não estão cumprindo seu papel de propiciar boas condições de trabalho aos enfermeiros e técnicos que sofrem com baixos salários e muitas vezes atrasados.

Durante as homenagens, mais de 50 profissionais receberam Certificado de Honra ao Mérito. Dentre eles estão: a professora da EEM, Maria Alex Sandra Leocadio, o enfermeiro do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Frank da Silva Torres e a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NIPE/Ufam), professora Graciana de Souza Lopes.

A iniciativa foi dos deputados José Ricardo Lula (PT), Sinésio Campos (PT) e Luiz Castro (Rede).Participaram da Sessão Especial o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Abem), Esron Rocha, o presidente do Sindicato dos Profissionais Enfermeiros Servidores Públicos no Estado Amazonas, enfermeiro Douglas Fabian de Oliveira Porto, o coordenador do curso de Enfermagem da Nilton Lins, Tezeu Bomfim Machado e outros.

Propositura - A proposta de homenagem aos profissionais da área de Enfermagem partiu de três parlamentares: Sinésio Campos, Luiz Castro e José Ricardo. Eles foram unânimes em frisar a importância da profissão dentro de um sistema de saúde que necessita de atenção e requer mais investimentos.