Matrícula de repescagem SISU/2013 ocorre com tranquilidade

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) realiza a quarta chamada do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada - SISU/2013. Os candidatos convocados realizam matricula institucional nesta segunda-feira, 27, no auditório Eulálio Chaves, setor sul.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que permite que os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possam disputar vagas nas Universidades Federais. De acordo com o pró-reitor adjunto da Proeg, professor Francisco Adilson Hara, o edital 20/2013 estabelece que 64 vagas serão preenchidas na capital.

Na avaliação do pró-reitor adjunto, a matrícula institucional vem se desenvolvendo com tranquilidade, sem atropelos.Ele afirma ainda que o edital prevê uma chamada de dez vezes o número de vagas por curso. Se há um curso disponibilizando quatro vagas significa que foram convocados quarenta candidatos para todo o Brasil, possibilitando o preenchimento de todas as vagas, declara o professor.

Alguns candidatos não conseguiram cumprir o horário de atendimento, ficando do lado de fora do auditório. O professor esclarece que o Edital já definia o atendimento de matrícula, permitindo que o candidato cumprisse o horário estabelecido. O pró-reitor adjunto informa aos candidatos prejudicados que podem entrar com recursos junto a Divisão Acadêmica da Proeg, em que será analisado caso a caso.

Para Ângela Araújo Melo, 32, candidata ao curso de Engenharia Alimentar, a quarta chamada é uma grande oportunidade para os que não conseguiram ingressar na primeira lista de chamada, como também oportuniza estudar numa Instituição Pública Federal, como a UFAM. “Para quem espera, tem sempre uma grande expectativa e motiva a não desistência”, declara.

O candidato ao curso de Licenciatura em História, Joel Souza da Silva, 24, disse que a quarta chamada é uma forma de incentivo e de esperança para aqueles que prestaram o ENEM e não foram convocados na primeira chamada. Isso aflora o sentimento em querer estudar com mais gosto, finaliza o estudante.