Edua ganha nova sede administrativa no Centro de Convivência da Ufam

Reitor e vice descerram placa inaugural ao lado do diretor da Editora e do pró-reitor de ExtensãoReitor e vice descerram placa inaugural ao lado do diretor da Editora e do pró-reitor de Extensão

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

Com cerimônia de inauguração que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, a nova sede da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) agora está localizada no segundo piso do Centro de Convivência da Ufam, Setor Norte do Campus Universitário.

Participaram da solenidade o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, e o diretor da Edua, professor Sérgio Freire.

Em seu pronunciamento, o professor Sylvio Puga disse que, ao convidar o professor Sérgio Freire para estar à frente da Edua, teve como objetivo a internacionalização da editora, em razão da maior divulgação da produção científica e de obras clássicas da Amazônia. "É preciso expandir fronteiras que possibilitem a tradução inclusive para o Mandarim", disse o reitor.

Acesso e expansão

O reitor destacou que a tradução para um bilhão de pessoas facilita o acesso do que foi produzido sobre a Amazônia e que esse público está ávido pelo conhecimento sobre a nossa região. “Tivemos a oportunidade de estar em universidades portuguesas, onde eu pude perceber que a questão da pesquisa já está consolidada. Hoje, a discussão é a extensão, que está pautada nos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, disse o reitor, anunciando ainda a ida do pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, a Portugal, para aprofundar a relação com as universidades portuguesas. “Em razão disso, para nós é motivo de grande satisfação que Edua tenha um novo local para que possa receber com mais qualidade e comodidade os nossos professores”, comentou o reitor.

O diretor da Edua, professor Sérgio Freire, fez seus agradecimentos e falou sobre metas, comoProfessor Sérgio Freire destaca mudanças positivasProfessor Sérgio Freire destaca mudanças positivas a inauguração da nova sede administrativa, a redefinição da equipe de trabalho e a identificação de potencialidades, além do investimento e da valorização dos servidores para redefinição parâmetros editorias.

O professor Freire informou sobre a participação da Edua no Encontro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), no próximo dia 22, em Petrópolis (RJ). A pauta do encontro será o conhecimento compartilhado na tarefa de divulgação do pensamento intelectual dos professores e pesquisadores. "Ou seja, estamos devolvendo à sociedade amazonense aquilo que ela financia: o nosso conhecimento", destacou o diretor.

40 livros até o fim do ano

Com orçamento de R$ 450 mil, o diretor prevê que, até o fim de 2018, serão publicadas 40 obras. “Neste primeiro semestre estamos na fase de reorganização dos processos. No segundo semestre será a a fase de produção de livros. Então, recebemos materiais de professores e pesquisadores e estamos trabalhando para publicação de todas essas obras”, finaliza.