Reitor da Ufam destaca mobilidade acadêmica e cooperação internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal

 

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebe publicação sobre Coimbra das mãos do vice-reitor em assuntos internacionaisReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebe publicação sobre Coimbra das mãos do vice-reitor em assuntos internacionais

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
 
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 10, com o vice-reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), professor Joaquim Ramos de Carvalho. O vice-reitor responde pelas políticas destinadas às Relações Internacionais, motivo pelo qual o reitor, professor Sylvio Puga, buscou alinhavar políticas de fortalecimento das cooperações acadêmicas e técnico-científica já existentes e de novos projetos, entre eles, mobilidade acadêmica. A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal, foi fundada no século XIII. 
 
Desde o início desta semana, o reitor da Universidade Federal do Amazonas está em Portugal, cumprindo agenda institucional. Lá, ele assinou com outra universidade, a de Aveiro, um Protocolo de Cooperação que estabelece parcerias acadêmica, científica e cultural no interesse comum da Ufam e da UA, a partir do desenvolvimento de ações correlatas a abrangência da Rede de Estudos Ambientais. (Leia a matéria sobre Aveiro aqui). 
 
Na visita ao representante da Universidade de Coimbra, o reitor Sylvio Puga ganhou uma publicação sobre a instituição europeia intitulada 'Destino Coimbra', escrito por Pedro Miguel Gon. Eles também conversaram sobre projetos e encaminhamentos de suas respectivas Academias no que se refere à internacionalização. 
 
"Nossa relação com esta Instituição compreende principalmente a transferência de conhecimentos e experiências no campo da pesquisa, extensão universitária e da qualificação de pessoal, envolvendo docentes, técnico-administrativos, alunos de graduação e pós-graduação. Temos trabalhado com afinco, por meio da Assessoria de Relações Internacional e Interinstitucionais (Arii), para ampliar o escopo das nossas ações", explicou o reitor da Ufam. O acordo mais recente assinado entre Ufam e Universidade de Coimbra é datado de julho do ano de 2015.
 
O reitor destacou, ainda, o legado da Universidade de Coimbra em estudos nas áreas do Direito, Medicina e Letras. "Vamos aproximar ainda mais a Ufam da UC no que tange à construção do conhecimento nessas três áreas: Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Letras (Flet). Tendo em vista a expertise e a tradição da Universidade de Coimbra construídos ao longo dos séculos, vamos potencializar a produção científica e qualificação técnica da nossa instituição", salientou o reitor.   
 
A Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física), onde estudam mais de 22 mil estudantes. 
 
Saiba mais sobre a Universidade de Coimbra
 
Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, o então rei de Portugal, D Dinis, (1279 e 1325) criava a Universidade mais antiga daquele país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1º de março de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre estas duas cidades. É no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina. 
 
Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade foi-se estendendo por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XX com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.
 
Em 2018, a Universidade de Coimbra completou 728 anos, motivo pelo qual é considerada patrimônio material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 é Património Mundial da UNESCO.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable