Curso online capacita servidores para uso do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

A Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Amazonas (SEI/Ufam) informa que estão abertas as inscrições para a capacitação sobre o SEI na modalidade de Educação a Distância (EaD).

A formação ‘SEI USAR’ é ofertada gratuitamente pela Escola Virtual de Governo (EVG), e as inscrições já estão disponíveis no site da EVG. Ao acessar o catálogo de cursos, o servidor escolherá a temática “Documentos, Informação e Conhecimento”, onde encontrará o banner de inscrição. É necessário informar o CPF e cadastrar um e-mail para acessar a plataforma.

Os certificados, com carga de 20 horas, serão emitidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tendo a Universidade Corporativa dos Correios (Unicorreios) como parceira.

SEI/Ufam

O SEI é um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico.

Na Ufam, a Comissão de Implantação do SEI é formada por representantes de diversos setores: Arquivo Central, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, Protocolo Geral e Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), de Gestão de Pessoas (Progesp) e de Ensino de Graduação (Proeg).

Substituição

O processo de implantação nas unidades administrativas e acadêmicas da Ufam ocorrerá pela substituição gradativa do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) – utilizado atualmente – pelo novo Sistema, agregando suas funcionalidades ao cotidiano da Instituição.

A total implantação possibilitará que os processos sejam criados, assinados, tramitados e arquivados exclusivamente por meio eletrônico, reduzindo o uso do papel. Já os documentos recebidos de forma impressa e vinculados a processos eletrônicos no SEI serão digitalizados, tramitados e autenticados por certificação digital, passando a compor os arquivos digitais.