Gestores assumem diretoria da Faced para o quadriênio 2018-2022

A Unidade Acadêmica é formada por cerca de 1.500 discentes, vinculados aos cursos de Pedagogia e de Licenciatura Indígena e ao Programa de Pós-Graduação, além de 80 docentes e 10 TAE

Reitor deu posse aos à diretora, Sílvia Conde, e ao vice,  Cláudio da VictóriaReitor deu posse aos à diretora, Sílvia Conde, e ao vice, Cláudio da VictóriaPor Cristiane Souza
Equipe Ascom

Pelos próximos quatro anos, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) estará sob a gestão da professora Sílvia Conde, como diretora, e do professor Cláudio Gomes da Victória, no cargo de vice-diretor. A solenidade de posse foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, que o fez acompanhado do vice-reitor, professor Jacob Cohen, na tarde de quarta-feira, 2, no auditório Rio Jatapu da Faced.

O professor Sylvio Puga apontou alguns dos progressos alcançados nesses 48 anos de existência da Unidade Acadêmica e as perspectivas que se apresentam para a próxima diretoria quanto a investimentos, especialmente em infraestrutura. “De início, eu gostaria de saudar as ex-diretoras da Faced, professoras Arminda Mourão, Rosa Brito e Selma Baçal, e demais diretores de unidades e gestores da Administração Superior que nos prestigiam”, disse, frisando a relevância de dar continuidade à prospecção de recursos para a Faced.

“Já trouxemos recurso para a melhoria da Faculdade, inclusive de uma emenda parlamentar da senadora Vanessa Grazziotin. É o nosso dever fazer esse registro. Eu também gostaria de registrar que estamos trabalhando para trazer mais recursos em forma de TED [Termo de Execução Descentralizada], que fica fora do cálculo do teto”, anunciou o reitor.

Ainda segundo ele, a proposta da Reitoria é a de formar parceria com todas as unidades acadêmicas para elevar o nome da Universidade, sempre na perspectiva do diálogo, da participação e do entendimento. “Esse é o nosso modelo de gestão”, resumiu.

Pela Educação

Ao passar o cargo de diretora, que assumiu desde que a professora Selma Baçal tornou-se pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação na atual gestão, a professora Francisca Cavalcanti fez uma retrospectiva de sua trajetória de 24 anos na Faced e do caminho percorrido pela própria Unidade Acadêmica ao longo de quase meio século. “Esta Unidade prima pelo bem mais precioso, a Educação. Aqui, são oferecidos cursos de licenciatura em Pedagogia e de licenciatura indígena, além de programa de pós-graduação com mestrado e doutorado. Somos uma comunidade de 1.500 discentes – em todos os níveis, 80 docentes e dez servidores técnico-administrativos em Educação (TAE)”, informou a professora.Termos de posse foram assinados na solenidadeTermos de posse foram assinados na solenidade

Com o discurso cuja palavra central foi ‘luta’, a diretora empossada, professora Sílvia Conde lembrou os seus tempos como discente da Casa que agora dirigirá. “Há 24 anos ingressei como discente da Faced. Desde então, a luta foi se construindo. Hoje, estamos cientes do compromisso que assumimos neste momento que não é mágico, mas é histórico”, disse ela, para quem a gestão que ora se inicia continuará com a “luta em defesa de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada”.

“Vamos juntos resistir a todos os processos de ataque aos direitos sociais que vemos serem deflagrados a cada dia? Vamos juntos democratizar este acesso à educação pública, para consolidar processos participativos emancipatórios? Vamos juntos?”, conclamou a professora aos servidores e acadêmicos que formam a comunidade da Faced.

De igual modo, o professor Cláudio da Victória, eleito vice-diretor da Unidade, também apresentou um pouco da trajetória na Ufam, sempre ligado à Faced. “Há 20 anos, eu participei do projeto Alfabetização Solidária e, 16 anos atrás, eu aqui ingressei como discente. Hoje se consolida parte de uma trajetória como vice-diretor desta Faculdade”, disse ele, que já está na carreira docente há cinco anos.

“Eu quero agradecer a todos os que por aqui passaram nesses 48 anos de Faculdade, que também deram a sua contribuição. Por isso, eu peço que vocês nos ajudem nesta caminhada, que não é fácil, mas que acreditamos ser capazes de construir a cada dia. Ficamos felizes por apresentarmos propostas que foram aceitas pela comunidade e retribuiremos a confiança”, completou o vice-diretor.