Alunos de Jornalismo da UFAM são premiados pela FAPEAM

A 4ª edição do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico premiou estudantes e profissionais dos veículos de comunicação durante cerimônia realizada nesta terça (21), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro histórico da cidade. Quatro acadêmicos de Jornalismo da UFAM estavam entre os indicados.

Izinha Toscano de Melo e Juan Mattheus Costa, alunos premiados

A lista de indicados foi anunciada no dia 19 de abril e teve 24 trabalhos selecionados de 112 inscritos. Entre as categorias mais concorridas, o destaque foi a de Internet, com 46 concorrentes. A seleção dos candidatos ao prêmio foi realizada por uma comissão julgadora, composta por representantes do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic), da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Entre os indicados, quatro alunos de Jornalismo da UFAM concorriam em diferentes categorias. Foram premiados, na modalidade estudante e categoria internet, Juan Mattheus Gil Costa, em Comunicação Institucional e Izinha Toscano de Melo, em Comunicação de Massa, ambos alunos do 4º período de Comunicação Social - Jornalismo.

Segundo Juan, “a Universidade Federal do Amazonas é o local onde tem a formação teórica necessária sobre os vários aspectos do Jornalismo. Esse conhecimento é utilizado no âmbito profissional e representam o diferencial na divulgação científica”.

"Ganhar o prêmio é importante para mim, que apesar de estar apenas no 4º período da Faculdade, já estou levando o conhecimento científico para toda a população”, comenta o estudante.

Grupo Imbaúba encerrou a cerimônia de premiaçãoGrupo Imbaúba encerrou a cerimônia de premiação

O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico é uma iniciativa do governo do estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). A iniciativa visa incentivar a prática do jornalismo científico no Estado e estimular a popularização da CT&I premiando trabalhos jornalísticos que tenham contribuído com a disseminação do setor. De acordo com a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o prêmio incentiva o interesse pelas pautas científicas.

Durante a ocasião também foi lançado o selo personalizado que marca a primeira década de fundação da FAPEAM.  O selo representa a atuação da Fundação no desenvolvimento de ações de incentivo e fomento à ciência, à tecnologia e inovação no Amazonas.