Reitor recebe Relatório Final da Eleição para os membros dos Conselhos Superiores da Ufam

Entrega foi realizada no gabinete da Reitoria, na manhã de terça-feira, 17Entrega foi realizada no gabinete da Reitoria, na manhã de terça-feira, 17Com 29 páginas, o documento consolida o resultado do processo de consulta para a composição dos três principais órgãos deliberativos da Universidade

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Comissão Eleitoral entregou ao reitor, professor Sylvio Puga, nesta terça-feira, 17, o Relatório Final da Consulta para a escolha dos novos representantes das comunidades interna e externa do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe).

O documento está dividido em introdução, que apresenta os membros da Comissão Eleitoral designados pela Resolução nº 23, de 2017, do Consuni; calendário das eleições; etapas do trabalho, onde foram apresentados os quantitativos de inscrições recebidas por categoria para cada Conselho, inclusive as realizadas nos campi do interior; locais de votação e quantidade de urnas disponíveis, no total de 27; realização do pleito, ocorrido no dia 27 de março, entre 9h e 17h; resultado, apurado no dia 28 de março, e divulgado às 17h do mesmo dia; além de conclusão e de sugestões apontadas pela Comissão.

Nas páginas 18 a 25 do Relatório, estão listados os nomes dos membros titulares e suplentes dos Conselhos Superiores, conforme apuração final após a análise dos recursos, recebidos até o dia 2 de abril e analisados pela Comissão Eleitoral. Também estão transcritas no documento, nas páginas 25, 26 e 27, informações sobre os recursos interpostos ao resultado parcial do pleito.

Dentre as sugestões apresentadas pelos membros da Comissão, estão: a “garantia de maior participação numérica da comunidade universitária no pleito”; a observância do texto da nova resolução sobre “distinção entre as atribuições da Comissão Geral Eleitoral e das Comissões Setoriais, descentralizando o processo”;  a “implementação de sistema informatizado de votação”; e a “concessão de um dia de folga aos servidores e horas complementares aos discentes quando forem mesários”; entre outras recomendações.

Eleição

Com cerca de quatro mil votantes, a eleição ocorreu no dia 27 de março, com 27 urnas distribuídas em unidades acadêmicas e setores administrativos da capital e nas cinco unidades fora da sede (Benjamin Constant, Coari, Humaitá Itacoatiara e Parintins). Ao todo, foram registrados 729 votos de docentes (incluindo brancos e nulos), 2.614 votos de discentes (válidos), e 535 votos (válidos) de técnico-administrativos em Educação (TAEs).

Conselhos

O Consuni é composto por um docente (e suplente) de cada unidade acadêmica, nove discentes e nove TAE, além dos dois candidatos mais votados da comunidade externa. Para esse Conselho, os professores votam nos seus pares conforme as candidaturas das respectivas unidades acadêmicas e no representante externo; enquanto TAEs e estudantes votam em seus pares, independente da unidade a que estes se vinculem, além de escolherem um candidato a representante da comunidade externa.

O Consad é formado por quatro discentes e sete TAEs, acumulando as funções consultiva, deliberativa e normativa. Já o Consepe compõe-se por sete TAEs e quatro discentes, sendo responsável por deliberar sobre questões relativas ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Notícia relacionada: Universidade divulga resultado das eleições para os Conselhos Superiores