Grupo Revisor se reúne para as primeiras alterações do PDI /Ufam

A cada dois anos, o documento deve ser reavaliado por gestores e demais membros convocados

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na solenidade de abertura  da Primeira Reunião de Revisão do PDIReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na solenidade de abertura da Primeira Reunião de Revisão do PDI

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, ocorreu, na manhã desta terça-feira, 17, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), a abertura da I Reunião da Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

Durante seu pronunciamento, o reitor destacou que a revisão do PDI é um compromisso que precisa ser honrado. "As reuniões de revisão do PDI já estavam previstas no momento de sua construção e estamos honrando esse compromisso de estabelecer as alterações necessárias para definir onde queremos chegar, pois o caminho para alcançar tudo o que definirmos durante as reuniões de revisão vai depender da atuação de todos nós. Temos, durante esse processo de revisão, o objetivo maior de  fazer com que a Ufam seja cada vez mais reconhecida no Brasil e no mundo", declarou o reitor.

Responsável pela coordenação da Revisão do PDI 2016-2025, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes Cerquinho, afirmou que o processo de revisão será longo. "Nossas reuniões vão até julho. Teremos encontros três dias por mês. Para que todos estejam cientes da programação, enviamos o cronograma de atividades por e-mail e também afixamos todas as etapas e prazos na entrada do auditório. A Comissão de Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional será responsável por promover inclusões, exclusões e demais alterações nas estratégias institucionais que vigoram até 2025", explicou a pró-reitora, antes de apresentar o sumário do PDI, a missão, a visão, os valores, o Balanced Scorecard (SBC) e os vetores.

Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, anunciou que a Comissão de Revisão do PDI vai se reunir três dias por mês até julho para fazer inserções, exclusões e demais alterações no PDIPró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, anunciou que a Comissão de Revisão do PDI vai se reunir três dias por mês até julho para fazer inserções, exclusões e demais alterações no PDIO diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, estatístico Herbett Segundo Rodrigues, ressaltou que esse acompanhamento do PDI é necessário para garantir que as atividades da Ufam, quer sejam no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão estejam dentro de parâmetros bem definidos. "Nosso PDI está sendo colocado em prática ao longo dos últimos 24 meses e a partir de hoje temos a grande oportunidade de observarmos se é necessário ou não mudarmos algo nesse curso e se os parâmetros precisam ser remodelados".

Ele também destacou o caráter participativo e democrático dos encontros de revisão do PDI. "O importante é que essa revisão será feita de forma participativa, democrática e bastante  representativa. Conforme as Sagradas Escrituras, onde não existe conselho, fracassam os bons planos, porém, com a cooperação de muitos conselheiros, há grande êxito", completou ele.

Expectativas

A Comissão de Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam 2016-2025 é composta por 51 integrantes, entre diretores das unidades acadêmicas, coordenadores acadêmicos, técnicos-administrativos em Educação e discentes. O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (Icet), professor Jorge Yoshio Kanda, integra a Comissão. Ele afirmou que a reunião de revisão é a oportunidade de conhecer mais profundamente o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam."Embora eu não estivesse presente no processo de construção do PDI 2016-2025, procurei conhecê-lo muito bem para poder contribuir bastante nesse processo de Revisão, pois é uma etapa decisiva para o fortalecimento de nossas ações institucionais", comentou o diretor do Icet.

Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara, professor Jorge Kanda, é um dos integrantes da Comissão de Revisão do PDI da UfamDiretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara, professor Jorge Kanda, é um dos integrantes da Comissão de Revisão do PDI da UfamIntegrante da Comissão de primeira Revisão do PDI pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), a técnica-administrativa em Educação Glauce Cavalcante Lindoso ressalta sua expectativa em relação à revisão do PDI. "A minha expectativa é a expectativa de toda a comissão, que é conseguir dar continuidade a demandas anteriores e efetuar os ajustes necessários para atender a realidade atual", declarou.

Representante discente da Faculdade de Artes, Shayane Luane de Souza Chaves considera a reunião de revisão do PDI da Ufam como uma oportunidade para promover uma universidade mais inclusiva. "A participação discente é de suma importância nas ações e tomadas de decisões relacionadas à instituição. É a partir daqui que pretendemos contribuir para dar continuidade ao projeto de uma universidade inclusiva, que promova o respeito à diversidade e que seja mais aberta à comunidade".