Icomp comemora 300ª defesa de dissertação do PPG em Informática

Servidores e estudantes celebram conquista da unidade.Servidores e estudantes celebram conquista da unidade.

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

O Instituto de Computação (Icomp) reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes para comemorar a realização da 300ª defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI). A ocasião também marca os 10 anos do curso de doutorado do Programa.

No último dia 3 de abril, o mestrando Jordan de Sá Queiroz teve aprovada a dissertação “Um método de Web Fingerprinting baseado em atributos relacionados a Hardware”, tornando-se a 300ª defesa de mestrado do PPGI. Com 17 anos de atividades, o programa comemora muitas conquistas como a manutenção do conceito cinco na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Gestores do Icomp recebem homenagem Gestores do Icomp recebem homenagem

Presente à solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou o papel de destaque do Icomp no Brasil como referência na área de computação. Citando algumas iniciativas que irão alavancar ainda mais o instituto, o gestor apresentou quais medidas estão sendo tomadas para que elas produzam o resultado esperado. “Nós temos um olhar especial para o Icomp”, declarou o reitor. “Enquanto Administração Superior, nós queremos dar as condições necessárias para que vocês possam fazer cada vez mais”, completou.

O reitor comentou também acerca da audiência pública sobre a Lei de Informática ocorrida na semana passada em Manaus, da qual a Ufam participou para apresentar a proposta que altera o percentual a ser repassado às entidades de pesquisa e desenvolvimento do Estado. De acordo com a proposta, dos 5% definidos na Lei, 0,4% deles serão obrigatoriamente destinados às instituições públicas de P&D. “Nós tivemos a felicidade da proposta ser aceita pela comissão em Brasília”, expôs.

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, atribuiu as ações exitosas do instituto ao espírito de equipe dos profissionais e estudantes que fazem com que o Icomp se destaque em vários aspectos. A diretora enalteceu o trabalho dos docentes que atuaram para a criação do PPGI. “Esses professores construíram uma história e merecem ser lembrados”, disse. “A pesquisa sempre foi muito presente no nosso instituto. Houve muito trabalho nesses anos todos e, por isso, é importante que nós comemoremos hoje o fato de termos 300 mestres formados”, explicou.

Jordan Queiroz é o autor da 300ª dissertação.Jordan Queiroz é o autor da 300ª dissertação.

O coordenador do PPGI e orientador da 300ª dissertação, professor Eduardo Feitosa, lembrou a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a qual deu início ao trabalho do PPGI. “Essa parceria foi fundamental para titular nossos professores que, a partir de 2001, iniciar as atividades do mestrado do Icomp”, informou.  Até o final do ano, o Icomp celebra também a 50ª defesa do doutorado, que em 2018 completa 10 anos de atividade. “Isso é resultado do trabalho coletivo do antigo Departamento de Computação, hoje Icomp, que perseverou, batalhou, foi atrás de incentivo para, de fato, chegar a esta marca histórica para a Universidade”, afirmou.

Sobre a 300ª Dissertação do PPGI

Em seu trabalho, Jordan Queiroz estudou os métodos de fingerprint, processo que permite obter as características de um dispositivo, como o endereço de IP, e utilizar essas características para conseguir identificar o dispositivo e, consequentemente, o dono dele. “Isso tem diversas aplicações; por exemplo, para rastrear as atividades de um usuário. Você pode saber por quais sites ele passa, e daí inferir vários dados”, detalhou.