Parceria de instituições científicas marca lançamento da I Feira Amazonense de Matemática

Abertas a partir desta sexta-feira, 13, as inscrições para o evento podem ser realizadas no endereço eletrônico www.feiradematematica.ufam.edu.br.

Vice-reitor, professor Jacob Cohen, durante pronunciamento na solenidade. Ele destacou a importância da Matemática e ciências afins para a atuação profissional dele, na área de MedicinaVice-reitor, professor Jacob Cohen, durante pronunciamento na solenidade. Ele destacou a importância da Matemática e ciências afins para a atuação profissional dele, na área de Medicina

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, a Feira Amazonense de Matemática foi lançada na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

O evento será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, no Centro de Convivência da Ufam. A solenidade de lançamento foi voltada a divulgar a abertura das inscrições para o evento e a programação das atividades da Feira.

A solenidade de abertura foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, o qual destacou a importância da Matemática para as demais carreiras. "Quero expressar, primeiramente, a minha satisfação de a nossa Universidade realizar esse evento tão importante da área da Matemática. Embora eu tenha seguido na área da Medicina, sempre precisei de conhecimentos da Matemática e da Física para o sucesso das cirurgias que realizo, na área da Oftalmologia.  Então, só posso dizer que a Ufam está muito feliz por realizar essa feira, que possibilita o aprimoramento e a socialização dos conhecimentos da área", discursou o vice-reitor, antes de declarar aberta a solenidade.

Inscrições abertas
Coordenadora geral do evento, professora Yachiko Wakiyama, destacou a forte parceria com a UEA, IFAM, SEDUC e SEMED para a realização do eventoCoordenadora geral do evento, professora Yachiko Wakiyama, destacou a forte parceria com a UEA, IFAM, SEDUC e SEMED para a realização do eventoApós apresentar a comissão organizadora da Feira Amazonense de Matemática, a coordenadora geral do evento, professora Yachiko Wakiyama, anunciou a abertura das inscrições para a Feira. "Desejamos que essa edição seja marcada pela forte integração das instituições que aceitaram o desafio de promovê-la e que esta seja apenas a primeira edição de muitas. Tenho convicção de que esse projeto trará uma significativa contribuição para a Matemática em nosso Estado. Aproveito a oportunidade para informar que, a partir de hoje, as inscrições podem ser realizadas em nosso site
www.feiradematematica.ufam.edu.br, o qual disponibilizará todas as informações acerca da Feira", destacou.

Mesa de honra
Além do vice-reitor e da coordenadora geral do evento, compuseram a mesa de honra da solenidade as seguintes autoridades acadêmicas: pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor Nilton Paulo Ponciano, o que representou o reitor do Ifam, professor Antônio Venâncio Castelo Branco; a professora Nadimi Mustafa Moraes, que representou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo de Almeida Costa; a coordenadora de Avaliação e Aperfeiçoamento dos Projetos de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Genilce Ferreira de Oliveira, a qual representou o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire; o vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, professor Nilomar Vieira de Oliveira; a diretora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, professora Regina Marieta Chagas, a qual representou o Secretário de Estado de Educação e Qualidade de Ensino no Estado do Amazonas (Seduc), professor Lourenço dos Santos Pereira Braga; o assessor pedagógico de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e o professor Francinaldo Mendes Nogueira, o qual representou a secretária Municipal de Educação de Manaus, professora Kátia Schweickardt.

Protagonismo
O vice-diretor do Departamento de Matemática, professor Nilomar Vieira de Oliveira, elogiou a iniciativa dos professores do Departamento de Matemática em promoverem a Feira de âmbito estadual. "São pessoas como o Francisco Feitosa e como a Yachiko Wakiyama, que saem da sua zona de conforto dispostos a impactar, a destacar a área. Eu acredito muito no protagonismo deles para promover as mudanças necessárias ao fortalecimento da Matemática em nosso país. Parabéns também a todos os parceiros que aceitaram o desafio de promover um evento tão grandioso como este", declarou.

Funcionamento da Feira e expectativas
Após a solenidade de abertura, o professor Francisco Eteval da Silva Feitosa apresentou a trajetória histórica das feiras de Matemática no Brasil, destacando o pioneirismo do Estado de Santa Catarina na promoção do evento, além de ressaltar a diferença entre Olimpíadas de Matemática e Feiras de Matemática. "Enquanto as olimpíadas de matemática buscam os talentos da Matemática, os gênios da área, a feira é mais democrática e deseja envolver todos os alunos, estimulando-os a enxergarem a matemática no cotidiano, despertando neles maior interesse na aprendizagem da Matemática.  Além disso, a Feira também tem como ponto forte a socialização do conhecimento e a troca de conhecimentos. A nossa feira vai abranger 11 municípios e a  nossa expectativa é que no primeiro dia sejam apresentados 60 trabalhos, no segundo dia, mais 60 e, no terceiro, mais 30. Está lançado o desafio de mostrarem a Matemática de uma forma diferente aos estudantes".