Curso sobre licitação encerra com aprovação de servidores

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Mais de 130 servidores participam de curso sobre licitação.Mais de 130 servidores participam de curso sobre licitação.

Voltado para capacitar servidores sobre processos de licitação, encerra nesta quarta-feira, 11, o curso promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Mais de 100 profissionais participaram da atividade que faz parte do Plano Anual de Capacitação da Ufam.

Desde segunda-feira, 9, 137 servidores da Universidade, entre docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) receberam orientações e esclareceram suas dúvidas sobre os procedimentos adequados na área de contratação em instituições públicas. De acordo com a coordenadora da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, Jecelane Ferreira, o curso é resultado da demanda dos servidores da sede e dos campi que trabalham com a temática e também por ser um objeto da fiscalização da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). “Nosso objetivo é melhorar o conhecimento dos mecanismos necessários para um eficiente planejamento e gestão e fiscalização de contratos dos serviços da Universidade”, informou Jecelane.

Ainda segundo a coordenadora, o curso foi realizado em regime de convocação para que os servidores diretamente envolvidos com os processos tivessem condições de participar das palestras do instrutor que é supervisor de Licitações do Ministério Público Federal de Rondônia, Jackson Barbosa. Para o preletor, o curso ministrado aos servidores é uma importante iniciativa já que a legislação relativa a processo licitatório sofre constantes alterações levando os profissionais a permanente atualização. “Não existe um código de licitação. Existe uma lei, outra lei, várias portarias, instruções normativas. É tudo muito espalhado. A pessoa que começa hoje a trabalhar com licitação é muito insegura porque ela não sabe se o que ela está fazendo é o certo”, comentou. “Nem sempre o servidor tem essa qualificação para saber que ele precisa buscar o entendimento do Tribunal do Contas para saber a jurisprudência relativa ao caso para poder agir com mais segurança. Daí, a importância do treinamento”, detalhou Jackson.

Com bastante interação, servidores esclareceram dúvidas sobre o tema.Com bastante interação, servidores esclareceram dúvidas sobre o tema.Focado na gestão e fiscalização de contratos de licitação, o último dia do curso foi dedicado à fiscalização em contratos onde há a cessão de mão de obra (terceirização) no qual é preciso fiscalizar se a empresa está cumprindo suas obrigações trabalhistas e previdenciárias. “Geralmente, isso tem dado muito problema. Porque quando a empresa não paga essas verbas, a administração pode lá na frente, se configurada a culpa, ser condenada a pagar essas verbas”, explicou.

Amanda Gonçalves, secretária da Diretoria Executiva, é uma dos 137 servidores  capacitados pelo curso. Para ela, a atividade oferecida pela Progesp foi bastante instrutivo e esclarecedor de um assunto do qual ela demandava maior domínio. “O curso está sendo de extrema importância, pois deu uma visão bem ampla de como funciona o processo de licitação, daquilo que pode e não pode ser feito. O palestrante exemplificou o que cada pessoa faz em um contrato, os fiscais, o gestor, inclusive o outro lado, que é a empresa contratada. Foi bem interessante. Para mim, o contrato que eu exerço é bem simples e as informações que ele trouxe já poderão ser aplicadas, gerando eficiência”, avaliou a participante.