Propesp lança edital inédito de fomento à pesquisa sobre a Ufam

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Edital inédito incentiva pesquisa para soluções de problemas da Ufam.Edital inédito incentiva pesquisa para soluções de problemas da Ufam.A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (Propesp) tornou público o Edital Nº 008 de 2018 que dispõe R$ 280 mil em recursos de fomento a projetos de pesquisa que tratem de temas e problemas no ambiente da Ufam. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 junho.

Totalmente financiado com recursos próprios e voltado a estimular a investigação de problemas no âmbito da Universidade, por meio da pesquisa científica, o edital contempla projetos de pesquisa que abordem os temas: administração e gestão pública; energia elétrica/tecnologia da informação; resíduo sólido/material químico; água e ambiente e segurança e convivência.

Segundo o reitor, professor Sylvio Puga, o edital é fruto da iniciativa da Propesp e tem o objetivo de estimular docentes e estudantes a se dedicarem à produção científica com foco em questões que afetam a própria Instituição. “É uma iniciativa inovadora da nossa Propesp que está disponibilizando para os nossos professores e alunos a oportunidade de se empreenderem em temas que vão ajudar a resolver problemas que temos dentro da Universidade. Estamos investindo em pesquisas de problemas internos na busca soluções desses próprios problemas”, destacou o gestor.

De acordo com o documento, dos R$ 280 mil em recursos, R$ 80 mil se destinam aos projetos cuja temática seja administração e gestão pública. Os R$ 200 mil restantes serão divididos entre os demais temas. Cada projeto aprovado poderá dispor de até R$ 20 mil para serem utilizados em despesas de custeio e capital.

“Temos problemas de uma cidade mediana, nesse sentido, queremos mobilizar a nossa comunidade acadêmica de pesquisadores, entendendo que professores podem coordenar os projetos, mas também os técnico-administrativos poderão atuar como apoio técnico. Todos mobilizados para pesquisar problemas que são da nossa Instituição e que precisamos trazer soluções. Então, a nossa expectativa é muito grande de que haja uma grande participação da nossa comunidade”, expôs a pró-reitora da Propesp, professora Selma Baçal.

Podem concorrer docentes mestres e doutores do quadro permanente da Ufam que estejam desenvolvendo suas atividades acadêmicas nos campi da Universidade e façam parte de grupo de pesquisa atualizado e certificado pela Ufam, com cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, entre outros critérios.

Os projetos devem ser feitos de acordo com o formato previsto em edital e serem inscritos no endereço eletrônico: http://www.propesp.ufam.edu.br/pesquisa/portal-lira.

Os projetos devem ter vigência de agosto de 2018 a julho de 2020.

O resultado final da seleção está previsto para até 30 de julho de 2018.