Diminuição da retenção de alunos é foco de curso no ICET

Estudantes participam do curso em sala de aula do ICETEstudantes participam do curso em sala de aula do ICETO Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) está promovendo uma oportunidade inédita para seus calouros. Trata-se de um nivelamento acadêmico, que integra o projeto intitulado Tecnologia de Gestão Universitária com Foco na Retenção Acadêmica, coordenado pelo técnico administrativo em educação, Firmino Rosas, cujo objetivo é proporcionar aos acadêmicos a conclusão dos cursos de graduação deles dentro do tempo normal estipulado ou no mínimo possível de tempo após isso.

“Com isso, nós almejamos obter resultados que venham a minimizar o problema da retenção” disse Rosas.

A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), dos alunos do ICET e dos monitores do Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP). O projeto permite que os novos alunos tenham o primeiro contato com as áreas escolhidas, estudando inicialmente matemática, química e física, disciplinas estas que, normalmente, são consideradas mais difíceis para os iniciantes.

A oferta do curso de nivelamento objetiva também contribuir para o aprendizado dos novos acadêmicos, esclarecer e relembrar alguns assuntos do ensino médio necessários para uma boa fundamentação e melhor aproveitamento das disciplinas no curso de graduação, além de apresentar uma breve sinopse do que será vivenciado por eles no ensino superior.

Calouro do curso de Matemática e Física do ICET, Damião Amaral acredita que o nivelamento permite aos alunos relembrarem e reterem novamente conteúdos esquecidos. "O  nivelamento faz com que relembremos assuntos já esquecidos e nos permite uma grande ajuda para quando iniciarmos o curso”, afirma.

O primeiro módulo teve inicio na última quarta-feira, 15, e contou com a participação de aproximadamente 100 alunos distribuídos nos três turnos em que está sendo oferecido o curso. O início previsto para as aulas no ICET é em novembro.