Termo de cooperação entre Ufam e TCE-AM fortalece auditorias ambientais

Por Carla Santos*
Equipe Ascom Ufam com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-AM

Reitor esteve acompanhado do chefe de gabiente, professor Almir Liberato e professores da FCAReitor esteve acompanhado do chefe de gabiente, professor Almir Liberato e professores da FCA

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, assinou, na manhã desta sexta-feira, 6, com a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins dos Santos, um acordo de cooperação entre as instituições, visando fortalecer as auditorias e vistorias promovidas pelo Tribunal no âmbito ambiental.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a pesquisa, o desenvolvimento, a fiscalização. Professores da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da Ufam, participarão ativamente do processo junto ao Departamento de Auditoria Ambiental (Deamb), do TCE-AM onde são demandadas as pautas ambientais. O acordo tem vigência de 24 meses e à Universidade caberá o apoio ao Deamb.

Acompanhando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, esteve o chefe de gabinete da Reitoria, professor Almir Liberatto, a assessora especial da Reitoria, professora Terezinha Fraxe e os professores da FCA, Carlos Edvar de Carvalho Freitas, professor Henrique Pereira e a professora Maria Tereza Gomes Lopes.

Acordo terá vig~encia de 24 mesesAcordo terá vig~encia de 24 meses

Ao falar na solenidade, a conselheira-presidente Yara Lins dos Santos ressaltou o pioneirismo do TCE-AM em formalizar parcerias com instituições acadêmicas: “Nós temos alcançado uma projeção muito grande, diferentemente de outros tribunais, até mesmo do TCU, na área ambiental por causa de nossas respeitadas auditorias. Queremos agradecer essa parceria, ideia do conselheiro Júlio Pinheiro, para que nós possamos avançar também nesta área. Já temos acordo com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e agora vamos completar com a Ufam, para que as nossas ações sejam ampliadas cada vez mais, e corresponda aos anseios da sociedade”, comentou.

O reitor da Universidade Federal, professor Sylvio Puga, lembrou que a instituição acadêmica realiza estudos, por meio de teses de mestrado e doutorado, sobre meio ambiente e impactos ambientais e que, assim como o TCE, busca a melhoria da qualidade de vida. “Na medida que o recurso é bem fiscalizado pelo Tribunal e está sendo bem gasto, está se garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. E na medida que a UFAM faz estudos ambientais que vem a responder as demandas da sociedade, nós também estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completou.

Presente à solenidade e responsável pela implantação das auditorias ambientais no âmbito do TCE, o conselheiro Júlio Pinheiro  ressaltou a importância da participação da Academia em ações do TCE-AM. "Para nós, que iniciamos um trabalho relacionado ao controle ambiental, isso significa darmos ao que já é feito um upgrade necessário para que possamos fazer das nossas auditorias instrumento de proteção ambiental”, considerou.

Reitor e conselheira-presidente do TCE-AM posam para fotos após firmar cooperaçãoReitor e conselheira-presidente do TCE-AM posam para fotos após firmar cooperação