Feira de Ciências Gerontológicas da Ufam aborda envelhecimento com qualidade de vida

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Programa Idoso Feliz Participa Sempre, projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, realizou nesta quinta-feira, 5, a quarta edição da sua Feira de Ciências Gerontológica, com o tema ‘Atividade física no envelhecimento: a busca por qualidade de vida’. O evento contou com sete stands onde os idosos apresentaram, de forma didático-pedagógica, a importância de se eliminar o sedentarismo na terceira idade.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, abriu a quarta edição da feira com destaque para o papel social do programa para sociedade. “É sempre um prazer renovado retornar a esse projeto que já acompanho desde quando foi pró-reitor de extensão há mais de 15 anos. Cada vez mais nos enche de alegria/ orgulho saber que a Ufam tem uma atenção especial a esse público da terceira idade. Atividades como esta renovam o espírito e o ânimo da comunidade acadêmica em atender ainda mais a sociedade. Parabéns a todos que organizaram essa quarta edição da feira”. Na oportunidade, a coordenadora do programa, professora Rita Puga, entregou ao reitor o diploma de Honra ao Mérito pelo reconhecimento e contribuição da Ufam ao 25 anos (Jubileu de Prata) de atuação do Idoso Feliz Participa Sempre.

Já o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Libardoni, ressaltou a relevância do evento para a faculdade. “Sabemos da importância dessa feira para a nossa faculdade pois trata da atividade física no envelhecimento. Não basta somente envelhecermos. Tem que ser com saúde. E isso o Programa Idoso Feliz realiza e muito bem”. Parabenizo a todos por mais esta edição da Feira Gerontológica”.

Após a abertura, os gestores visitaram os stands da feira e conheceram de perto a contribuição dos idosos para a temática do evento.

Qualidade de vida na terceira idade

Nas feiras de Ciências Gerontológicas do programa são abordados temas da Gerontologia, um dos ramos da ciência que estuda os processos de envelhecimento humano e suas consequências físicas, psicológicas e a contextualização social da faixa etária. Neste ano a tônica do evento foi Envelhecer com Qualidade.

“Dentro dos stands encontramos temas como Violência contra o Idoso, Resistência e Força na Natação, Caminhada, Força Abdominal, Resistência Aeróbica, Gerontovoleibol, Condicionamento Físico, e Memória e Atenção. Esses temas são oriundos de disciplinas do programa. Os idosos ficam mais participativos, engajados em apresentar os temas para os visitantes”, explicou a professora Rita Puga.

Dona Conceição Cavalcante, 67, participa do programa há 16 anos. Na feira ela apresentou junto com sua equipe os diversos tipos de Violência contra o Idoso. Em outras épocas a interação da aluna com o público não seria possível por conta de uma depressão. “Antes de entrar no programa eu era funcionária federal e trabalhava com atendimento ao público. Assim que me aposentei tive uma depressão pois não fazia mais nenhuma atividade física. Foi quando uma amiga de igreja me apresentou o programa Idoso Feliz. Aqui tive ajuda de psicólogas e depois passei a fazer atividades físicas, dentre elas a natação. Fiquei boa da depressão e não quero mais voltar a essa situação. Por isso deixo um convite aos idosos: não fiquem no fundo de uma rede. Procure ajuda. Participe de atividades como as de hoje”.

Acesse as fotos em: facebook.com/ufamoficial

Notícia relacionada

Feff promove Feira de Ciências Gerontológicas

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable