Ufam inaugura complexo de estação de ônibus e estacionamento do Setor Norte

Por Carlos William e Cristiane Souza
Equipe Ascom

A comunidade universitária recebeu, na segunda-feira, 2, as obras conclusas no setor Norte da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de melhorar o acesso de estudantes, professores e técnico-adminitrativos às estruturas do setor Norte e otimizar o fluxo de veículos na área. Com investimento próximo de R$900 mil e mais de 650 mil m² de área construída, a obra contempla parada de ônibus, passarelas cobertas, abrigos para até quatro empresas de transporte público e 266 vagas para carros.

O objetivo é dar mais comodidade para atender cerca de 15 mil usuários do transporte público ou motoristas, entre estudantes, servidores e terceirizados que transitam pelo Setor Norte, além de fornecer espaço salubre e adequado aos trabalhores do transporte coletivo das empresas que possuem estações na Ufam.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o reitor, professor Sylvio Puga, a prefeita do Campus Universitário, arquiteta Carmen Guimarães, a então diretora do IFCHS, professora Simone Baçal, e o seu vice-diretor, professor Nelcioney Araújo.

As intervenções realizadas pela Prefeitura do Campus Universitário (PCU) resultaram na construção de passarelas cobertas - integrando o abrigo de ônibus ao Centro de Convivência, na ampliação do estacionamento - de 140 para 266 vagas, e na construção de um terminal para atender aos trabalhadores das linhas de ônibus que atendem ao público universitário da Ufam. Esse último espaço poderá ser utilizado por até quatro empresas de transporte coletivo, independente e simultaneamente, possuindo comodidades como cozinha própria.

Gestores da Ufam prestigiam a inauguraçãoGestores da Ufam prestigiam a inauguração

De acordo com o professor Sylvio Puga, a reforma foi pensada a partir das demandas dos estudantes e demais membros da comunidade universitária por ampliação da acessibilidade. “Agora os estudantes, docentes e técnicos do setor Norte, principalmente os usuários de transporte coletivo, terão maior mobilidade e melhor infraestrutura”, declarou. O reitor destacou ainda a importância das vagas reservadas do estacionamento: ao todo, são 19 para idosos e seis para pessoas com deficiência física.

A execução das obras foi dividida em duas etapas, tendo sido a primeira iniciada no dia 26 de janeiro de 2015 e encerrada em 15 de março de 2016, com investimento de R$ 690.555,87. Já em 26 de janeiro de 2017, a segunda etapa foi iniciada, com o orçamento total chegando a R$ 879.939,56. Então, toda a obra foi concluída no dia dia 24 de janeiro de 2018, possibilitando seu uso antes de ser iniciado o período letivo 2018/1.

A prefeita do Campus Universitário, arquiteta Carmen Guimarães, reiterou a necessidade de zelo da comunidade acadêmica em relação ao patrimônio e o respeito às vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. “Esperamos a conservação e o respeito ao próximo como retorno ao que foi investido”, declarou.

O número de vagas para carros quase duplicou, saindo de 140 para 266, sendo 25 o número de vagas reservadasO número de vagas para carros quase duplicou, saindo de 140 para 266, sendo 25 o número de vagas reservadas

A reforma incluiu ainda a construção de dezesseis postes de iluminação e sete escadas para conectar as ruas mais elevadas do estacionamento às mais baixas. Conforme afirma o engenheiro da PCU, Orion Carolino, a melhoria significativa da mobilidade para o público acadêmico pode ser observada em números. “O estacionamento comportava 140 vagas para carros e passou a ter 266, além das 12 vagas para ônibus”, detalhou Orion.

Áreas ampliadas

A parada de ônibus possui atualmente área total de 130m², enquanto as passarelas cobertas totalizam 401m². A área de lazer do hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) também foi ampliada e passou a ocupar 56,70m². Para o estudante do quinto período de engenharia de pesca, Alexandre Omena, as passarelas representam uma grande melhoria, pois oferecem proteção às chuvas e aos raios solares. “Antes ficávamos expostos ao sol e às chuvas e agora podemos transitar com mais tranquilidade”, observou o aluno.

Constatada a necessidade dos condutores de transporte coletivo por um local maior para fazer as refeições, o terminal de final de linha, agora com 72,30m², possui uma área interna com quatro salas que apresentam banheiros e espaço de convivência e permanência provisória dos empregados do transporte público.