Universidade divulga resultado das eleições para os Conselhos Superiores

Resultado foi divulgado na sala de apoio às Unidades do Interior, no prédio da ReitoriaResultado foi divulgado na sala de apoio às Unidades do Interior, no prédio da ReitoriaDocentes, discentes e TAEs participaram da consulta que define quem comporá os três principais órgãos deliberativos da Ufam: Consuni, Consad e Consepe.

Cerca de 4 mil votantes dos três segmentos da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) elegeram os novos membros do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O resultado foi divulgado às 17h de quarta-feira, 28 de março, pela Comissão Eleitoral.

As 27 urnas de votação manual, sendo 22 nas unidades acadêmicas e setores administrativos da capital e cinco localizadas nos institutos do interior (Benjamin Constant, Coari, Humaitá Itacoatiara e Parintins), somaram 729 votos de docentes (incluindo brancos e nulos), 2.614 votos válidos de discentes e um total de 535 votos válidos de técnico-administrativos em Educação (TAEs).

Ao avaliar o processo, a presidente da Comissão Eleitoral, discente de pós-graduação Dhyene Vieira, informou que, de modo geral, os trabalhos foram conduzidos de forma organizada, produzindo o resultado esperado. “Eu entendo que, mesmo com alguns problemas pontuais, de modo geral, o pleito sucedeu de forma tranquila. A eleição foi concluída na noite de ontem (terça-feira, 27) e iniciamos a apuração às 10h de hoje (quarta-feira, 28), concluindo às 17h”, explicou.

Presidente avalia: "A participação da comunidade universitária foi satisfatória"Presidente avalia: "A participação da comunidade universitária foi satisfatória"Ela comemorou a participação de representantes dos três segmentos da Ufam, destacando, sobretudo, o empenho dos discentes dos institutos localizados fora da sede, que elegeram quatro discentes para o Consuni. “Ficamos felizes com essa representatividade das unidades do interior”, afirmou Dhyene, ao mencionar os destaques. “O Geison da Mata de Souza, de Coari (Instituto de Saúde e Biotecnologia), foi o mais votado nessa eleição, com 478 votos e a primeira vaga no Conselho Universitário”, frisou ela.

Também tiveram número expressivo de votos Sandro da Cruz Maruxo, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), com 265 (3º); Arcenildo de Souza Macedo, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ), com 221 (4º); e Del Belfort de Moraes, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá (IEAA), com 140 votos (7º). Além dos titulares, o discente Kaio Anderson Fernandes, do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC), obteve 120 votos e ficou com a primeira vaga de suplente no Consuni.

Conselhos

O Consuni é composto por um docente (e suplente) de cada unidade acadêmica, nove discentes e nove TAE, além dos dois candidatos mais votados da comunidade externa. Para esse Conselho, os professores votam nos seus pares conforme as candidaturas das respectivas unidades acadêmicas e no representante externo; enquanto TAEs e estudantes votam em seus pares, independente da unidade a que estes se vinculem, além de escolherem um candidato a representante da comunidade externa.

O Consad é formado por quatro discentes e sete TAEs, acumulando as funções consultiva, deliberativa e normativa. Já o Consepe compõe-se por sete TAEs e quatro discentes, sendo responsável por deliberar sobre questões relativas ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Recursos & Relatório

“Conforme o regulamento, os recursos podem ser interpostos no prazo de 24 horas após a divulgação do resultado. Considerando que amanhã será ponto facultativo na Universidade e no dia seguinte é feriado (Sexta-feira Santa), esses recursos serão recebidos até 17h de segunda-feira, dia 2 de abril, na Secretaria dos Conselhos (Secons). Eles serão devidamente apreciados por nós”, explicou Dhyene.

De acordo com o calendário, a Comissão Eleitoral deve se reunir para fazer o Relatório Final do pleito nos próximos dias. Este será entregue no dia 12 de abril para homologação pelo Consuni, cujo presidente é o reitor, professor Sylvio Puga. Após, serão encaminhadas as questões relativas à posse.

Para mais informações, está disponível o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..